“Storaro: Escrever com a Luz”

Karen Simoes
Araetá
Published in
2 min readOct 18, 2017

Por Karen Simoes

Selfie na exposicao

A exposição foto-cinematográfica “Storaro: Escrever com a Luz”, que tem curadoria de Giovanni Storaro, filho de Vittorio Storaro, possui uma dupla impressão entre fotografia e cinematografia.

Muito bem organizada em apenas uma sala, sendo dividida em três seções como a luz, as cores e os elementos, a mostra apresenta 70 imagens captadas com impressões fotográficas sobrepostas retiradas das obras cinematográficas mais famosas de Storaro, diretor de fotografia e ganhador de três prêmios Oscar.

Outro aspecto positivo, é que a exibição é bem diversificada por também apresenta 38 obras de arte de famosos pintores, que constituíram a fonte de inspiração para o artista Vittorio Storaro, como Salvador Dalí e Caravaggio. Além disso, possui uma série de imagens dos atores que interpretaram as personagens de seu percurso como diretor de cinematografia.

Panorama de fotografias

Me surpreendi com o fato da mostra contar, através da fotografia, uma história em movimento, uma vez que as imagens sao captadas através do decorrer dos filmes em movimento. Podemos encontrar na exposição, por exemplo, cenas dos filmes “Último Tango em Paris” e “Apocalipse Now”.

“La Luna”

A obra “La Luna” me chamou a atencao, em particular, pelo fato de que a descricao mostra que cada pigmento da imagem possui um significado. Sendo assim, a cor preta representa a protecao contra as forcas negativas, ja a vermelha indica o amor, o laranja a buca interior, o azul o viver com serenidade e o branco a propria luz. Isso nos faz refletir o quao importante e a selecao de cores em uma determinada imagem

SERVIÇOS DA EXPOSIÇÃO

Quanto: entrada gratuita

Quando:Terça a domingo, 22 de setembro a 4 de novembro: 9h–17h

Domingo, 27 de agosto: 14h–20h

Onde: Pavilhão Lucas Nogueira Garcez — Av Pedro Alvares Cabral, portão 3, parque ibirapuera (Oca)

São Paulo, Brasil

Até quando: 4 de novembro de 2017

--

--