Exposição Gabriel Wickbold 2020

Por Beatriz Musolino Dabul E Silva

Beatriz Musolino
Araetá
3 min readApr 8, 2020

--

O renomado fotógrafo Gabriel Wickbold apresentou no Museu de Arte Brasileira da Faap (MAP FAAP) uma retrospectiva que dispõe de mais de 100 obras, que por meio destas, constroem uma narrativa na qual o autor está tentando ressignificar diversas questões que afetam o ser humano na sociedade contemporânea, como sustentabilidade, tecnologia, luz e corpo, envelhecimento e conectividade.

A exposição foi dividida em cinco salas que receberam os nomes de: Sexual Colors, Naïve, Sans Tache, I am on-line e I am Light, respectivamente. Nas salas, além de fotografias, há vídeos temáticos, como por exemplo, a primeira sala, que mostra uma pessoa coberta de tinta se movendo.

Sexual Colors (Foto: by Kamy)

O artista brinca com as cores, utilizando cores fortes para captar a atenção do público, que percorre por sensações de realidade e fantasia.

Sexual Colors (Foto: Gabriel Wickbold)

Eu, particularmente, não conhecia o trabalho do fotógrafo. Ao visitar a exposição, fiquei encantada com tamanho talento e capacidade de transmitir tanto sentimento. A Naïve me marcou muito, pois achei incrível como Wickbold conseguiu expressar a relação do homem e natureza pelas fotografias de rostos juntamente com meio ambiente. Cada fotografia representa uma relação diferente entre os dois protagonistas.

Naïve (Foto: Gabriel Wickbold)

A escolha dos temas é muito abrangente, indo de pinturas humanas com aplicação de glitter, criando aos personagens uma “luz única”, que podemos chamar de aura, até uma crítica ao posicionamento do indivíduo em relação ao envelhecimento.

I Am Light (Foto: Gabriel Wickbold)

Sans Tache(Foto: Gabriel Wickbold)

Mesmo trazendo temas que já são muito discutidos pela sociedade, o artista retrata de uma forma única, que impacta qualquer um. Empregando em cada sala uma individualidade ao tema, propondo reflexões totalmente diversas e até uma certa leveza, não deixando de lado uma seriedade e uma crítica ao pensamento do homem em meio ao mundo atual.

Para saber mais sobre o processo de construção da exposição e sobre as obras, recomendo o livro Gabriel Wickbold que pode ser encontrado aqui.

Como não conhecia o fotógrafo, fui pesquisar sobre sua trajetória e achei neste site um pouco de sua história.

A exposição está suspensa por causa da quarentena.

Informações sobre a exposição e algumas das fotos exibidas podem ser encontradas aqui:

#3APM20201

--

--