Exposição “Matriz do Tempo Real”

Por Anna Beatriz Cassiano Vilar

Anna Beatriz Vilar
Araetá
3 min readFeb 28, 2018

--

Nome da exposição e artistas apresentados

O Museu de Arte Contemporanea da Universidade de São Paulo recebe Matriz do tempo real, com curadoria do italiano Jacopo Crivelli Visconti, membro do Comitê de Indicação do Prêmio Pipa 2016. A exposição apresenta um conjunto de obras de artistas brasileiros e estrangeiros, reunindo vídeos, fotografias e pinturas produzidos a partir do final dos anos 1960, que toma por tema o tempo. Apresenta obras tais como de Artur Barrio, Isidoro Valcárcel Medina, Ivens Machado e Edgardo Antonio Vigo e outros 38 artistas.

Daniel de Paula, Testemunho 2015

Com um andar inteiro dedicado à exposição, localiza-se no segundo andar do edifício do MAC- USP, um lugar bem tranquilo e silencioso que possui uma divisão de obras bem organizadas e interessantes que chamam a atenção do espectador por meio de suas cores frias e detalhismo.

Durante a escolha de qual exposição eu visitaria, surgiu na internet a foto da arte de David Lemelas que me chamou a atenção e despertou minha curiosidade por dizer a seguinte frase “Aqui, nesta sala, duas pessoas nunca se encontrarão”. Algo que me fez refletir e muito associar ao meu curso atual de Relações Públicas, em relação aos dias atuais, onde estamos sempre alienados nos aparelhos eletrônicos e não notamos aquilo que está bem ao nosso lado.

David Lamelas, Argentina, 1946, Texto de parede, 2 relógios

A questão do tempo é trabalhada em cada obra de uma maneira particular, ora abordado do ponto de vista filosófico, ora num sentido processual (referente aos dias levados para a realização do trabalho), ora falando do tempo como algo mais universal. São trabalhos de obras de arte que reorganizam certos procedimentos do mercado de arte e fazem repensar a própria noção de arte e também de tempo.

Informações da exposição:

Onde: MAC (Museu de Arte Contemporanea da Universidade de São Paulo)

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301

Acesso pelo portão principal do MAC, Parque Ibirapuera, região sul

Telefone: (11) 2648–0254

Horário: Terças: 10h às 21h. Quarta a domingo: 10h às 18h

Período: 13 de janeiro a 18 de março de 2018

Entrada: Gratuita

Link da exposição:

Autora da crítica

Escrito por Anna Beatriz C. Vilar, aluna do terceiro semestre de Relações Publicas, na FAAP.

--

--