{EXPOSIÇÃO} Quando a Vida é uma Euforia

Por Natalia Maria Mascia Lagoa Bernini

Natalia Maria M L Bernini
Araetá
3 min readFeb 27, 2018

--

Painel da abertura da exposição

Joana Lira é uma artista gráfica pernambucana. Durante 10 anos criou e desenvolveu o projeto de cenografia e identidade visual do carnaval do Recife. Este trabalho lhe rendeu participação em diversas exposições nacionais e internacionais, como a mostra sobre Arte e Cidade no Designmai (Alemanha, 2006), a Expo Xangai (China, 2010), a Samba Etc. no Musée International du Carnaval et du Masque (Bélgica, 2011) e a Carna Vale, sobre o imaginário brasileiro na cultura brasileira (São Paulo, 2015). E agora ela traz a exposição Quando a Vida é uma Euforia.

Exposta no Instituto Tomie Ohtake, retrata o carnaval pernambucano, ressaltando as manifestações regionais, repleto de significados e com um olhar atual da artista gráfica Joana Lira.

Criada em 2001 para identidade visual do Carnaval do Recife, esta família de personagens representa a diversidade do Carnaval Pernambucano.

O que primeiro me chamou atenção é o quão colorido a exposição era, as cores alegres e atmosfera de felicidade fez com que eu me sentisse no carnaval de Recife . Ao entrar no ambiente, o visitante logo se depara com depoimentos de escritores, como Ariano Vilar Suassuna e Clarice Lispector. Também há painel que mostra algumas cenas do carnaval pernambucano.

A exposição é dividida em 3 etapas:
A primeiro etapa da mostra trata da ideia de pertencimento, ao trazer conteúdos e registros de manifestações culturais locais, tais como Frevo, Maracatu Rural, Maracatu Nação e Caboclinhos, além das propostas de intervenção urbana realizadas pela artista. Já a segunda favorece a experiência sensorial, apresentando ao visitante a possibilidade de sentir a pulsação do carnaval por meio de grandes projeções marcadas pelo som dos vários ritmos locais. E por último, a terceiro etapa concentra-se na noção de transcendência, para colocar o espectador dentro da folia, ao exibir personagens em tamanhos monumentais, as grandes proporções que sublinham o trabalho de Joana Lira.

Sala da experiência sensorial

Na minha opinião a artista conseguiu promover uma aproximação do visitante com o multifacetado carnaval pernambucano, transportando o público para uma das maiores festas populares brasileiras. Entretanto, ao mesmo tempo que eu pude sentir toda a a alegria, a riqueza das cores e as emoções que a artista queria transmitir , ainda faltava algo, senti que faltava um relato mais pessoal da artista e uma interação maior em relação as obras e o espectador. Acredito que daria para se aprofundar mais no tema, deixando o espectador mais encantado e com mais vontade de ir até Pernambuco e ver pessoalmente esse festival, mesmo quem não for muito fã de carnaval (como o meu caso).

Website do Instituto Tomie Ohtake:

Website da Joana Lira:

Informações da exposição:

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo — SP CEP 05426–100

Entrada pela Rua Coropés,88.

A 800m do metrô Faria Lima (linha amarela)

Horário: Terça a domingo das 11h às 20h

Telefone: 11 2245 1900

Quanto: Gratuita

Período: 23 de janeiro a 04 de março

Selfie minha indo a exposição.

--

--