Exposição “Tunga: O Corpo em Obras”

victoria korich
Araetá
Published in
2 min readMar 7, 2018

Por Victoria Korich

Três Scena, 1999

A exposição “O Corpo em Obras” de Antônio de Barros Carvalho e Mello Mourão, mais conhecido por Tunga, um artista brasileiro renomado, está sendo exibida no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Para fechar a sequência de exposições sobre sexualidade, Tunga foi homenageado, após sua morte em 2016. O titulo, em antemão, já tem como objetivo trazer a reflexão para o espectador, devido ao seu duplo sentido, em que se refere, ao mesmo tempo, do corpo humano como assunto das obras e que indica sua produção como um corpo continuamente em obras.

Sem Título, 2000

A mostra tem como tema, não somente a sexualidade, mas também o modo de compreender relações, vínculos, transformações e criações entre corpos, matérias e linguagem. No espaço do segundo subsolo do MASP, as 86 obras de diferentes tamanhos, entre elas, esculturas e desenhos, estão distribuídas sem cronologia ou hierarquia com o intuito de intensificar a relação entre elas.

Lezart, 1989–2012
Sem Título

Na obra acima, o dedo, como elemento principal pode ser visto com seios e pernas. Além disso, foi possível ver que o artista utiliza bastante do cabelo, dentes e dedo. Na minha opinião, é uma excelente exposição e ousada. Mesmo sendo composta com obras que foram produzidas, aproximadamente, desde 1970, ainda pode ser vista como um tema atual, que é discutido em nossa sociedade constantemente, o a deixa ainda mais interessante.

Informações:

ONDE: Museu de Arte de São Paulo (MASP), no segundo subsolo

QUANTO: R$35,00 (inteira); R$17,00 (meia-entrada); grátis às terças

QUANDO: Terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)

ATÉ QUANDO: 15 de dezembro de 2017 a 11 de março de 2018

LINK:

https://masp.org.br/exposicoes/tunga-o-corpo-em-obras

--

--