Fauda

Debby Bleivas Berg
Araetá
Published in
4 min readMar 26, 2018

Escrito por Debora Bleivas Bergwerk

Fauda é uma série criada em 2015 pelos israelenses Lior Raz e Avi Issacharoff. A série retrata as estratégias e suspenses entre as Forças Especiais Secretas do Exército Israelense e as facções terroristas palestinas. A série está recebendo grande valorização e respeito por apresentar de forma transparente e equilibrada os dois lados de uma questão politica e religiosa muito discutida, o conflito árabe-israelense. Com mais de sete prêmios da Academia de Cinema de Israel, Fauda foi comprada pela Netflix no ano de 2016 e desta forma está ganhando a visibilidade internacional.

A grande questão da série israelense é muito bem contada por ser baseada em experiências reais vividas pelo diretor e protagonista de Fauda, Lior Raz. O diretor foi membro das Forças de Espionagem Especiais do Exército de Israel, na Operação Duvdevan, por mais de dez anos e na série se passa pelo chefe da equipe isralense, Doron Kavillio. Outro fator que contribui muito para a veracidade e transparência dos dois lados do conflito retratados é que Avi Issacharoff, co-criador da série, é jornalista político há mais de vinte anos do Oriente Médio e já teve contato direto com integrantes e chefes do Hamas, grupo terrorista que governa a região da Faixa de Gaza.

Lior Raz e Avi Issacharoff, da esquerda para direita. (2017)

As partes da série retratando território palestino foram filmadas na cidade de Kfar Kassem, território israelense com predominancia de moradores árabes. Toda a filmagem contou com a aprovação da população local e grande parte dos figurantes também são os próprios moradores da região. Os momentos que se passam em Israel foram filmados em diferentes partes do país como Tel Aviv e Kfar Saba. A produção cinematográfica foi considerada barata

Os personagens principais da serie são Doron Kavillio, a mulher de Doron chamada Gabi, Mickey Moreno, Gali Kavillio, Boaz, Naor, Nurit, Avichay e Hertzel Pinto. Uma das coisas mais interessantes apresentadas é a integridade dos personagens em suas estratégias tanto de tentativa de captura do terrorista chefe, personificado por Abu Ahmed, como de fuga em momentos necessários. A série transparece muito bem a tensão da sociedade Israelense pelo receio constante de ataques terroristas ao mesmo tempo que mostra a ideologia e drama consistentes dos palestinos. É interessante notar que no elenco os artistas se misturam entre israelenses, árabes e outras nacionalidades.

Personagens israelenses da equipe de espionagem e combate ao terrorismo na série Fauda(2015).

Além do direcionamento ao combate ao terrorismo, Fauda também explora outros assuntos como a vida de israelenses que cresceram com a cultura árabe e por isso conhecem bem e sabem falar a língua árabe, as tradições e diferenças entre o islamismo tradicional e radical e o empasse que um amor entre um israelense e uma árabe, que é comum e intrigante na vida real. Com todos estes temas abordados, a série é um prato cheio para quem gosta de suspense, ação, romance e assuntos políticos.

Por ser judia e entender bastante do conflito árabe-israelense, gostei muito da obra cinematográfica, percebi claramente o compromisso e êxito dos personagens árabes e israelenses em transmitir pela indústria artística do cinema a realidade do conflito entre Israel e o Hamas e principalmente em retratar de forma sensível e humana não só o conflito político, mas também erros e medos que os dois lados do conflito sofrem no cotidiano. Desta forma, acredito que a série deve ser vista e estudada não só dentro do Oriente Médio como pelo Ocidente também, pois desvincula o conflito da imagem deturpada que muitas vezes jornalistas apresentam o Oriente Médio e suas guerras.

Eu, Débora Bleivas Bergwerk em atividade lúdica no Exército de Israel em 2013.
Débora Bleivas Bergwerk, aluna do 3º semestre de Publicidade e Propaganda da FAAP e escritora desta crítica.

Onde: Netflix

Quanto: requer assinatura do Netflix, a partir de R$19,90.

Quando: disponível desde julho de 2016 em televisão israelense e na Netflix desde dezembro de 2016

Até quando: indefinido

Links relacionados:

https://www.netflix.com/br/title/80113612

http://www.imdb.com/title/tt4565380/

https://www.youtube.com/watch?v=m5zcu25_IG0

Tag da turma: 3APM20181

--

--