Aniquilação

Nicole Paiva
Araetá
Published in
3 min readAug 27, 2018

Nicole Rodrigues Paiva

O filme se trata de uma obra que vai do surreal ao científico e fala sobre autodestruição e suas variadas formas. O diretor usou a ficção para a discussão de temas como criação, evolução, humanidade e vida extraterrestre. O filme foi lançado em 2018, e não fez grande sucesso nas bilheterias dos EUA, então a Netflix comprou ele, e Aniquilação entrou em exibição logo em seguida.

(bióloga analisando um animal, resultado da mutação de um jacaré com tubarão)

A obra conta a história de uma bióloga ex-militar, que após o desaparecimento do seu marido, se junta com 5 cientistas e juntas, partem para uma missão em uma área desconhecida e aparentemente perigosa, em busca de explicações e se deparam com situações e cenários que nunca haviam sido vistos antes.

(turma de biólogos partindo rumo a missão)

O elenco é composto por oito atores. Mas, a trama se desenvolve em torno da vida da bióloga. O filme contou com uma super produção, extremamente ousada e diferenciada, com elementos fantasiosos, muita luz, cores, efeitos especiais e cenários. O orçamento custou US$ 40 milhões.

(bióloga entrando no prisma refratário)

Em geral, eu gostei do filme. Quando ele acabou, fiquei totalmente confusa, pensando em inúmeras possibilidades, suposições e explicações para entender tudo aquilo. Li algumas críticas, que reforçaram minha ideia inicial referente ao grande mistério do filme e assim, compreendendo a história com mais clareza. após entender o motivo de cada acontecimento, passei a achar o filme incrível, inteligente, criativo, e algo que fixa sua atenção e te instiga a desvendar os mistérios apresentados.

Eu achei o filme interessante e diferente de tudo que já havia assistido. É válido assistir ao filme pela segunda vez, após fazer uma análise e uma revisão mentalmente para entender determinadas cenas que, quando vistas pela primeira vez, talvez sejam mal interpretadas, ou gerem uma difícil compreensão. Contudo, achei que faltaram explicações no decorrer do filme, muitas informações que eram essenciais para o entendimento do telespectador, foram ‘’jogadas’’ e faladas superficialmente e com pouco fundamento, gerando uma confusão ainda maior.

(visão aproximada do prisma refratário)

SERVIÇO:

O filme pode ser assistido através da Netflix, basta ser assinante e ter sua conta, que é paga mensalmente, uma tarifa x, em que você pode ter acesso á uma infinidade de conteúdos, a qualquer dia e qualquer hora. Um pouco antes, estava disponível nos cinemas dos EUA, a preço de bilheteria dos respectivos lugares. O filme encontra-se disponível por tempo indeterminado.

(bióloga e seu marido, após reaparecer misteriosamente, e sem memorias do seu passado)

Links relacionados:

--

--

Araetá
Araetá

Published in Araetá

Críticas de Arte produzidas pelos alunos de Estética, disciplina da professora Edilamar Galvão ministrada no 3º Semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP.