FORAM AO NORTE PARA CHEGAR AO SUL — Graciela Sacco
Paula Ribas Gomes
Por acaso, navegando pela internet, conheci a artista Graciela Sacco e resolvi pesquisar mais sobre a mesma. Ela é conhecida por desenvolver trabalhos a partir de técnicas inovadoras de impressão fotossensíveis, que permitem a gravação de imagens em meios pouco usuais. Isso me despertou o interesse em conhecer suas obras expostas da galeria Zipper em São Paulo — SP, que também não conhecia.
O título da exposição “Foram ao norte para chegar ao sul” também me despertou certa curiosidade. Pois bem, as obras tratam de uma crítica de como a sociedade contemporânea e as suas tentativas de chamar atenção para suas queixas. A artista nos coloca diante de situações que marcam uma condição humana assinalada por conflitos, lutas, trânsitos, migrações e exílios. Ao total são 11 obras.
Na minha opinião achei a exposição muito interessante. Me fez refletir sobre atos cotidianos de uma sociedade que está em tensão, coisa que nunca havia parado para refletir antes. No momento em que eu estava lá a galeria estava vazia, então, consegui observar cada obra com mais tempo. Apesar da reflexão que a exposição tem a intenção de trazer, o que mais me chamou atenção foi de fato a técnica usada nas obras.
Essa, acima, particularmente foi a minha favorita, ao chegar perto dessas várias colheres que tinham expostas deu até um certo desespero.
Concluindo, acho que vale muito a ida até a galeria Zipper para conhecer o trabalho e técnica dessa artista que me surpreendeu bastante.
SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO:
ONDE: Zipper Galeria ( Rua Estados Unidos, 1494)
QUANTO: Entrada Franca
QUANDO: Segunda a sexta 10h–19h
Sábados 11h–17h
ATÉ QUANDO: 22/Ago/2017–30/Set/2017
Espero que gostem.