Frida Feminista — o feminismo invade as ruas de São Paulo
Por: Júlia de Paula Piovesan
O projeto #fridafeminista foi criado em 2015 pela estudante de arquitetura Lela Brandão. O projeto consiste em espalhar lambe-lambes feministas colocados em muros e postes . Nos cartazes espalhados pela cidade, uma ilustração com a artista mexicana Frida Kahlo vem ao lado de frases direcionadas às mulheres.
A artista passou a se envolver muito nas questões sobre feminismo, e resolveu juntar o útil ao agradável: “O objetivo da iniciativa é passar mensagens sobre autoestima e empoderamento às mulheres, com frases positivas, que vão contra a gordofobia e a padronização da beleza, por exemplo”, conta a ilustradora.
Além das artes espalhadas, o projeto também conta com o instagram @fridafeminista , no qual, Lela usa o espaço para se conectar com mulheres de todo o Brasil, assim, deixando o seu projeto mais diversificado. Ademais, o espaço também é usado para postar suas artes, e ainda reflexões sobre a luta feminista.
Como mulher, o projeto me conforta. Sigo pelas ruas de São Paulo e cada vez que vejo uma arte da #fridafeminista espalhada parece que sou abraçada, entendida, representada. O machismo é enraizado, é diário e é mortal. Em uma cidade onde eu me sinto com medo por ser mulher, o projeto faça com que eu me sinta que não estou sozinha na luta.
Lela, por sorte, é uma grande amiga, o que faz o projeto se tornar ainda mais especial para mim, por conseguir ver todo o processo e o crescimento do movimento. Como mulher, ela teve que se jogar profundamento nesse projeto, assim, as artes contem muito envolvimento, paixão, estudo e dor.
Lela consegue transformar a dor do machismo em luta, uma luta cheia de arte, de amor e de muita dedicação.Muitas jovens foram impactadas e se interessaram a participar, espalhando os lambes-lambes em diversas regiões do Brasil.
Todas as mulheres deveriam conhecer esse projeto.
Onde: espalhados por diversas cidades em todo o Brasil
Até quando: tempo indeterminado
Links relacionados: https://www.instagram.com/fridafeminista/?hl=pt-br