‘Genshin Impact’

‘Algumas ambições têm o poder de curar feridas, de trazer a vitória, de inspirar a esperança. Mas algumas ambições vivem mais que seus mestres, muito depois que a alma ascende. Elas permanecem como estavam no início, queimando intensa e verdadeiramente, por toda a eternidade’

Melissa Salgueiro Romero
Araetá
5 min readMay 19, 2022

--

Arte promocional para a atualização 2.1 do jogo eletrônico Genshin Impact

Por Melissa Salgueiro Romero

Você e seu irmão gêmeo são um par de viajantes, vindos de um mundo distante. De repente, os seus caminhos são bloqueados por uma deusa desconhecida. Depois de tentar enfrentá-la, você é selado e adormece. Ao despertar, o horizonte diante de seus olhos é irreconhecível. Você não sabe onde o seu irmão foi parar e nem quanto tempo se passou desde o incidente. Esses são os resquícios de memória que você conta para a sua mais nova companheira, Paimon, que irá te guiar durante a jornada por Teyvat para reencontrar o seu irmão gêmeo.

Arte promocional dos gêmeos viajantes. Na esquerda, Aether; na direita, Lumine. Créditos: HoYoverse

O jogo RPG de ação e fantasia da empresa chinesa HoYoverse ganha destaque desde o seu lançamento, em 2020, pela vasta possibilidade de gameplay. O sistema do jogo em mundo aberto permite uma experiência imersiva para o jogador explorar e colecionar itens por todo o território. Além disso, logo nos primeiros capítulos do jogo, são oferecidos quatro personagens iniciais — Amber, Lisa, Kaeya e Barbara — sem precisar recorrer à outros meios para a obtenção deles. É também possível formar equipes com no máximo quatro integrantes e você pode alterná-los livremente ao percorrer do jogo, sendo opcional manter o Viajante. Sem contar com os mecanismos de luta que são bem intuitivos e simples, assemelhando-se bastante com os de The Legend of Zelda™: Breath of the Wild.

Entretanto, o que converge toda a compreensão básica de Teyvat são os sete elementos: Anemo (vento), Geo (pedra), Cryo (gelo), Electro (elétrico), Hydro (água), Pyro (fogo) e Dendro (planta). Para cada elemento existe um arconte, uma região e uma ideologia respectiva; Barbatos é o Arconte Anemo, preside Mondstadt e sua ideologia central é a liberdade, por exemplo.

Vale salientar que dentre as sete regiões, até a data de publicação desse artigo, somente três estão disponíveis, sendo essas Mondstadt (Anemo), Liyue (Geo) e Inazuma (Electro) — visto que o jogo ainda está em desenvolvimento. Uma característica que já foi explicitada é que cada região será inspirada em alguma cultura real; Mondstadt é inspirada na Alemanha, Liyue na China e Inazuma no Japão. É notável a presença dessas referências pelos aspectos culturais presentes tanto nas arquiteturas tradicionais dos territórios quanto nas vestimentas dos habitantes.

Estátua de Barbatos, em frente à Catedral de Mondstadt. Créditos: HoYoverse

Ao longo da história, é revelado que os arcontes misteriosamente concedem seus poderes elementais aos mortais por meio de “Visões”. A incidência disso é determinada quando estes mundanos enfrentam extremas crises ou quando possuem grandes ambições, naturalmente destacando-se entre os outros. Tal aspecto permitiu desenvolver personagens muito mais complexos, explorando as histórias por trás de suas motivações, princípios e personalidades. A maioria deles revela grande relevância para a trama principal e recebem até mesmo missões especiais para aprofundá-los um pouco melhor.

Na direita, teaser da história “A Divina Donzela da Devastação” no qual ocorre uma performance de ópera chinesa da personagem Yunjin. Na esquerda, teaser da história “Jornada Solitária em Busca dos Trovões”, evidenciando o personagem Kaedehara Kazuha (esquerda) e o seu amigo (centro). Créditos: HoYoverse

Adicionalmente, o jogo apodera-se do sistema de Gacha, no qual você investe uma quantidade de fichas em troca de armas e personagens. No caso de Genshin, essas “fichas” são chamadas de Primogems, as quais você consegue obter gratuitamente no jogo por meio de eventos, conquistas, missões de história e missões diárias. No entanto, apesar de Genshin Impact ser um jogo aparentemente gratuito, é possível comprar mais Primogems com dinheiro real.

Nesse aspecto entra uma das maiores problemáticas de Genshin. Ao alcançar exatamente 160 Primogems, você consegue trocá-las por 1 “Destino Entrelaçado”. Adquirindo-o é possível testar sua sorte nos “banners”, temporários ou fixos, que por vez elevam a probabilidade de vir personagens ou armas 5 estrelas — naturalmente mais raros que o padrão inferior.

Na esquerda, “Jardim da Garça”, um exemplo de banner temporário da personagem Kamisato Ayaka. No meio, “Encarnação Divina” um exemplo de banner temporário de armas. Na direita, “Invocação do Mochileiro”, o banner fixo. Créditos: HoYoverse

Porém, a garantia de obtenção desses só é dada após exatas 90 tentativas. Isso significa que no pior dos cenários, para você ter certeza absoluta que conseguirá um personagem 5 estrelas, por exemplo, seria necessário gastar 14.400 Primogems. E nem sempre o jogo oferece uma quantia tão alta de Primogems como recompensa aos jogadores, o que muitas vezes os impulsiona a gastar dinheiro real. Com isso, devido a alta popularidade e demanda do jogo, o banner temporário da personagem Shogun Raiden chegou a faturar sozinho mais de U$33 bilhões.

Demo da Personagem de Genshin Impact — “Shogun Raiden: Terra da Eternidade e Julgamento”. Créditos: HoYoverse

Na minha experiência com Genshin Impact, eu diria que o jogo possui seus prós e contras. Por um lado, é fantástico observar o cuidado que a HoYoverse toma ao estudar e incorporar de maneira criativa os elementos culturais nas respectivas regiões que propõe até nos mínimos detalhes — como a história de Liyue tendo enorme influência da mitologia chinesa por toda a sua trajetória. Além disso, os personagens são cativantes tanto na história quanto no pacote de jogabilidade e sistemas de luta, que os torna singulares e ao mesmo tempo possibilita inúmeras combinações e reações elementais nas equipes.

Por outro lado, embora Genshin ofereça uma história rica e complexa, a falta de recompensas ao atingir níveis mais avançados torna a gameplay exaustiva e maçante. Cada vez mais é dificultada a possibilidade de obtenção de personagens e armas especiais. O problema é que aos alcançar as atualizações mais recentes, o jogo não oferece tantas missões para serem exploradas, e, caso tenha alguma adicionada, os prêmios não condizem com a dificuldade das tarefas.

Entretanto, toda a história que foi estabelecida até o momento em Genshin Impact indica uma quantidade expressiva de conteúdo em potencial para ser explorado. Novas histórias, novos personagens, novas jogabilidades e novos mistérios a serem desvendados estarão presentes na próxima região de Sumeru (Dendro) e se mostram promissoras para o desenvolvimento da trama. Definitivamente vale a pena conferir o jogo e viver essa experiência própria.

Torne-se um Viajante!

Teaser de História Principal do Capítulo Teyvat de Genshin Impact — Trilha

VAI LÁ!

Onde? PlayStation 4, PlayStation 5, Android, iOS e Microsoft Windows.

Quanto? Gratuito!

Quando? Quando quiser!

Saiba Mais!:

Selfie da autora

Turma: 3AAN20221

--

--

Araetá
Araetá

Published in Araetá

Críticas de Arte produzidas pelos alunos de Estética, disciplina da professora Edilamar Galvão ministrada no 3º Semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP.