‘God of War 4’

Aquele que nasceu em guerra nunca encontrará a paz

Kaue Costruba
Araetá
4 min readMay 28, 2021

--

Por Kauê Siqueira Braga Costruba

‘God of war’ é o oitavo título da franquia desenvolvida pela Santa Monica Studio publicado pela Sony Interactive Entertainment. Em ‘God of War 3’, lançado em 2018, vemos Kratos, protagonistas dos outros jogos, mais velho e com um filho. Ao contrário dos jogos anteriores, que eram baseados na mitologia grega, este título trata da mitologia nórdica, com a maior parte do tempo situado na antiga Noruega, no reino de Midgard.

imagem promocional

Esse jogo acontece muitos anos depois do final do jogo anterior, após Kratos matar todos os deuses da mitologia grega e ter sua vingança contra Zeus. Agora vemos um Kratos mais velho com seu Filho Atreus vivendo em Midgard. O jogo começa após a morte da segunda esposa de Kratos e mãe de Atreus, Faye. E o jogo se desenrola quando Kratos e Atreus vão realizar o último desejo de sua esposa, que suas cinzas fossem jogadas do pico mais alto dos nove reinos nórdicos.

Porém, antes de ambos embarcarem nessa jornada eles são confrontados por um homem misterioso que possui poderes divinos. Depois de aparentemente matá-lo, Kratos e Atreus partem em sua jornada.

imagem retirada do jogo

Após 8 anos de espera e sem nenhuma expectativa de um novo jogo, God of War 3 chegou entregando uma experiência inacreditável tanto para novos jogadores da franquia como aqueles de longa data, não apenas com um apelo visual incrível mas sim como uma nova jogabilidade, efeito sonoros e uma nova mitologia a ser explorada.

Aqueles que tanto esperaram ver Kratos massacrando novos deuses não ficaram nem um pouco decepcionados, principalmente com a chegada de Baldur irmão de Thor e um deus extremamente famoso na mitologia, que chega dando um grande trabalho para Kratos.

imagem retirada do jogo

Com o decorrer do jogo vemos um Kratos cansado de lutas e guerra querendo apagar seu próprio passado, escondendo suas antigas armas e a verdade de seu filho, que é um semideus. Mas isso não é do nada principalmente para aqueles que jogaram os outros jogos, que vemos cada vez mais cansado com os passar dos jogos até chegar o ‘God of War 3’ que em seu final Kratos pula de um precipício tentando acabar com tudo pois já tinha alcançado sua vingança.

Porém, nesse jogo vemos ele vivo e com um novo propósito que é sua nova família, porém com a morte de sua esposa Kratos põe toda sua vontade de viver e de seguir em frente em seu filho, que ao longo do jogo vai brigando com seu pai principalmente após descobrir a verdade de ser um deus que ele escondeu durante sua vida toda.

imagem retirada do jogo

Esse assunto do Kratos não aguentar todas as guerras e estar ficando velhos e nos passado sutilmente graças ao novo tipo de lutas do game, que se torna mais lento dependendo mais de momentos certos para atacar e se defender o’que quase não víamos nos outros jogos onde basicamente era apertar um botão.

imagem retirada do jogo

Kratos de longe é um bom pai, porém é um fato dele ser aquele que mais quer a proteção do filho fazendo de tudo podendo matar deuses para que isso acontece, e o jogo desenvolve muito bem isso nele essa interação de Kratos com Atreus é uma das melhores já mostrados no mundo dos jogos sendo superada apenas por Ellie e Joel de ‘The last of us’, Arteus sendo uma criança que acaba de perder a mãe querendo apenas o afeto de seu pai e seu reconhecimento. Em contra parte Kratos um homem que tinha perdido tudo de seu passado lar, família, amigos… restando apenas guerra e sangue em sua jornada.

Essa jornada de Atreus em ser reconhecido pelo seu pai é muito notável por sua parte ao decorrer do jogo, tendo decisões que botam ambos em risco ou até mesmo decisões que Kratos não saberia tomar.

imagem retirada do jogo

Ao final do jogo temos um sentimento de realização, alívio e felicidade por saber que a história de um novo Kratos estava apenas começando, e uma nostalgia enorme por poder seguir em mais uma nova sequência daquele jogo que tanto jogou na infância.

Trailer oficial do jogo

Vá Lá!

onde? O jogo pode ser encontrado a venda online na Playstation Store,

quando? por tempo indeterminado

quanto? pode ser encontrado a partir de R$ 79,90

saiba mais?

--

--