“Gossip Girl”: Garota do Blog

Por Juliana Curi Veneri

Juliana Veneri
Araetá
4 min readApr 27, 2020

--

Gossip Girl, antes de ser uma série de televisão norte americana foi criado como uma série de livros escrita por Cecily von Ziegesar, futuramente seguindo o gênero drama teen, Josh Schwartz e Stephanie Savage criam a série de televisão. Em 19 de setembro de 2007 foi lançado o primeiro episódio da mesma que intrigaria e viciaria seus telespectadores, tendo seu fim em 17 de dezembro de 2012, totalizando portanto 6 temporadas com 121 episódios ao todo.

Quando lançou a série, a mesma foi intitulada por muitos como “Sex And The City para adolescentes”, devido ao seu conteúdo. Gossip Girl se passa na cidade de Nova York, mais especificamente por Manhattan e Brooklyn, com um cenário a se apreciar. Por muitos é vista como fútil, todavia retrata a vida da alta sociedade de Manhattan, com uma perfeita escolha de roupas, acessórios e elenco, o qual se encaixou perfeitamente nos papéis, e o mais importante, os personagens são impactantes, as falas e os trejeitos são memoráveis.

Os personagens principais em seu colégio, usando o uniforme.

Não há controvérsias de que a série ditou modas, tendências e desejos, muitas se inspiram por exemplo na famosa “faixa de cabelo” de Blair Waldorf, interpretada por Leighton Meester a qual, de início, já dita tendências e “reina” em seu colégio, Constance Billard School o mesmo sendo um colégio para alta sociedade localizado no Upper East Side bairro nobre da cidade. Entretanto, além da bolha “high society” (= alta sociedade), composta por Serena Van Der Woodsen interpretada por Blake Lively, Charles Bass mais conhecido por Chuck tendo Ed Westwick como ator, Nathaniel Archibald apelidado de Nate, interpretado por Chace Crawford e a anteriormente já citada Blair, traz estudantes também como Daniel Humphrey tendo como atuante Penn Badgley e Jenny Humphrey por Taylor Momsen sua irmã mais nova, os quais moravam no Brooklin e portanto não pertenciam a mesma realidade dos outros estudantes.

A série carrega o nome do maior site de fofocas dentre os adolescentes da série, Gossip Girl é o império da intriga, dos boatos e das maiores fofocas sobre esta sociedade, por meio de seu site ou mensagens de textos expõe todos os escândalos, entretanto com anonimato pelo menos até o último episódio da série… Sendo narrada pela voz de Kristen Bell, e com a famosa frase de impacto super conhecida pelos amantes da série “That’s a secret I will never tell, you know you love me, XOXO Gossip Girl”. Seu maior alvo passa a ser Serena após uma foto da mesma de vestido branco toda molhada no avião de uma excursão da escola, desde então pelo pseudônimo de “Gossip Girl” o site narra os escândalos da mesma e de seus amigos desde a oitava serie do colégio. Portanto, podemos por assim dizer que neste mundo uma história não possui apenas dois lados, no caso do Upper East Side sempre existem três.

A trama traz diversos conteúdos, infinitas brigas das melhores amigas Blair e Serena, esquemas e trapaças para se conseguir o que quer, inúmeras paixões, casos, problemas familiares e muitos “outsiders” como é colocado na série querendo muito fazer parte desta famosa elite, entretanto não sendo uma tarefa fácil, durante a história fica explícito a diferença dos mundos, sendo isso colocado diversas vezes.

Serena e Blair

A percepção é clara, a dramaturgia te encanta… dentre muitos escândalos e uma vida que parece perfeita, uma frase bem no final da trama conclui todas as temporadas, “Adolescentes que se comportam como adultos e adultos que se comportam como adolescentes”, durante a série vemos desde adolescentes que se alcoolizam e exploraram a vida noturna da cidade de Nova York em grande estilo gastando suas fortunas, tanto quanto pais que usam drogas, que preocupam-se mais com a imagem vista de fora do que com a sua própria família e até mesmo aqueles que agem contra a lei. Contudo, desde seu lançamento apesar de várias críticas negativas, rouba o coração das telespectadoras adolescentes e acaba deixando aquele gostinho de quero mais.

Abertura da série

Plataforma recomendada para assistir: Netflix, por R$ 21,90 por mês

Duração: 39–44 minutos por episódio

Gênero: Drama adolescente

Saiba mais…

Trailer da serie Gossip Girl, primeira temporada
Juliana Curi Veneri, autora do documento

--

--