‘Gris’, e os 5 estágios da perda

Uma experiência artística e metafórica contando a passagem de uma garota que perdeu a mãe pelos sete estágios da perda

João Pedro Riciopo
Araetá
Published in
4 min readMay 18, 2022

--

por João Pedro Riciopo

‘Gris’ é um jogo de plataforma 2D, produzido pela Nomada Studio, e animado inteiramente em forma tradigital. O jogo descreve de forma o processo de superação de uma jovem, que ao perder sua mãe, vê seu mundo cair em ruinas e sua voz se silenciar. Durante a jornada vemos os pequenos passos que a personagem da em seu progresso.

No primeiro momento vemos a negação de seu mundo sem core e em ruinas. Neste estágio a personagem sai de seu choque inicial, porém, recompõem apenas o mínimo, a capacidade de correr e pular. Os primeiros passos para a superação e o que a permite negar o seu mundo em ruinas. Quando em negação é comum que a pessoa, que sofreu a perda, se sinta desanimada e “desligada” com os acontecimentos recentes, em muitos casos agem como se nada tivesse mudado, muitos ainda alegam poder ouvir as pessoas que perderam.

1. Negação

No segundo estágio ela se vê num deserto vermelho de raiva com surtos destrutivos na forma de grandes tempestades de areia. Nesta faze, a protagonista, para controlar sua raiva ela se torna um maciço e pesado bloco, que mesmo sendo imóvel e rígido, a ajuda a quebrar suas primeiras barreiras. Após a morte de um ente querido, a raiva é um dos sentimentos mais comuns, muitos dos que estão sofrendo com a perda alegam que foi injusta e não merecida, principalmente quando é a morte de uma pessoa jovem, que teria morrido antes da “hora certa”. Essa raiva pode ser direcionada tanto para a pessoa que sofre quando a que foi perdida.

2. Raiva

No terceiro estágio, qual representa a barganha, a personagem se encontra em meio a florestas procurando formas para sua vida voltar ao que era, em sua busca ela descobre pequenas borboletas vermelhas que a ajudam a voar pelos céus e descobrir outros caminhos que a personagem poderia seguir, ela também faz novas amizades que a ajudam nestes tempos difíceis. Entretanto neste estágio sua ansiedade toma a forma de um pássaro que a ataca, porém ao espanta-lo tudo que conquista é a chuva. Neste momento o aflito ainda não é capaz de superar completamente a perda, então começa a avalias opções e explorar formas que possam melhorar a sua situação.

3. Barganha

No quarto estágio a personagem entra em uma profunda depressão, que começa como uma pequena chuva em sua floresta e rapidamente escala para um grande oceano que não parece ter fim. Porém mesmo no profundo oceano a protagonista descobre o seu poder de nadar pelas águas, onde em seu ponto mais profundo, ela encontra a luz que a ajuda a se reencontrar e tentar cantar mais uma vez. Entretanto, sua tentativa é interrompida por sua ansiedade que a gora toma a forma de uma grande enguia que a tenta devorar. Este estágio age como uma espiral que vai afundando em si mesma e muitas vezes pode ser o momento mais longo do processo de superação, pois ele pode criar ciclos viciosos que é comum demorar para serem superados.

4. Depressão

No quinto e último estágio, ela aceita sua situação e aos poucos recupera sua voz, e com seu canto restaurado ela é capaz de finalmente reconstruir seu mundo em uma nova forma e derrotar sua ansiedade. Mesmo perda sendo um longo processo e tudo parecer que nunca será mais o mesmo, com o tempo as dores diminuem e muitos aceitam o ocorrido, e lentamente, se ajustam a nova forma de vida, enquanto guardam as memórias boas de seus entes perdidos.

5. Aceitação

A teoria dos cinco estágios da perda foi introduzida em 1969, por Elisabeth Kübler-Ross, o modelo teórico dos cinco estágios da perda, após estudar pacientes terminais na universidade médica de Chicago. O modelo diz sobre cinco estágios que um indivíduo passa ao se deparar com a morte, tanto própria quanto de pessoas próximas de si. Em um futuro artigo Kübler-Ross diz que esse contexto se estende para todas as formas de perda como a perda de um emprego, uma relação. A partir deste conceito foi admitido como consenso por muitos doutores que um paciente não pode ser simplesmente notificado que morrera, e sim esperar o momento em que o paciente pergunta se irá partir.

Experencie você mesmo!

Esta obra pode ser encontrada, a qualquer hora, a venda na loja digital Steam, pelo preço de R$ 32,99

Veja também artigos como:

Understanding the five stages of grief

--

--