Happy!
Por Felipe Souto Mendes
“Happy!” é uma série fantasiosa e violenta recheada de ótimo humor negro, tudo isso em clima natalino. Ela estreou em 6/12/2017 no canal Syfy e entrou recentemente no Netflix, trazendo ao público 8 episódios de 40 minutos. Cada um deles carregados de muita violência e humor, principalmente pela relação entre o personagem principal, Nick Sax, e “Happy”, um amigo imaginário que é real e pode ser visto somente por algumas pessoas, incluindo a sua criadora, Hailey, e também qualquer um louco o bastante para isso, que é o caso de Nick Sax.
A trama da série se dá em dois blocos inicialmente separados que se unem nos dois primeiros episódios. Nick Sax é um ex-dpolicial degenerado que agora trabalha como assassino profissional. Em um serviços ele mata 4 jovens da máfia italiana, antes de morrer, um deles conta um segredo a Nick, que logo depois sofre um ataque cardíaco. O tio dos meninos, um poderoso mafioso conhecido como Blue, estabelece uma caçada a Nick Sax por toda a cidade, afim de extrair o segredo dele. Ao mesmo tempo, a pequena Hailey se perde de sua mãe em um show e é sequestrada por uma maníaco que se veste como Papai Noel. Para escapar, a menina manda seu amigo imaginário, Happy, em uma missão para encontrar ajuda. E mesmo Nick Sax estando determinado a fugir da cidade, o fofíssimo pônei azul consegue convence-lo a ajudar.
O seriado é baseado em uma série de quadrinhos dos renomados Grant Morrison e Darick Robertson. Isto se faz mais claro nas telas através do personagem Nick Sax, interpretado muito bem por Christopher Meloni, um completo “Bad-ass”, que consegue escapar de inúmeras situações quase impossíveis (um grande ponto positivo da série é justamente conseguir manter seus feitos acreditáveis ao público). Mesmo com tantas façanhas para se manter vivo, nick demonstra fortes tendências autodestrutivas, ele é um homem violento que perdeu a fé na humanidade e em si mesmo. Por isso Sax passa a maior parte de seu tempo entorpecido, o que somado a sua personalidade petulante e brincalhona, faz dele muito engraçado.
Happy é um personagem que define o seriado, se ele não fosse minuciosamente calibrado, poderia ser irritante com sua inocência e óbvio comportamento de criança, ou acabar causando falhas na atuação. Mas não é oque acontece, Happy tem seu tempo de tela bem definido e não atrapalha a ação da série. Pelo o contrário, ele consegue contribuir para algumas delas, com cenas memoráveis, como na qual ele acidentalmente cheira cocaína. E quanto a atuação, Christopher Meloni, que interpreta Nick Sax, conseguiu contracenar com o personagem imaginário muito bem, de forma que suas conversas parecem diretas e não só um homem falando ao nada. O que também é mérito da equipe que anima o Happy e da direção dos episódios, que é principalmente feita por Brian Taylor, que comandou 5 dos 8 episódios.
“Happy!” é, para mim, uma das melhores obras de comédia do ultimo semestre, que se faz acompanhada por uma produção bastante competente. A série conseguiu adaptar bem a linguagem dos quadrinho, algo que nem sempre é fácil. E conseguiu também causar risadas, que é o mais importante. Além de oferecer cenas de ação eletrizantes e cômicas ao mesmo tempo. É por esses e outros motivos que o seriado tem criticas muito positivas (8.4 no IMDB) e já foi confirmado para uma segunda temporada.
Sobre a série:
Onde? Netflix; Canal Syfy
Quanto? Planos da Netflix variam de 8,00 a 14,00 reais por mês
Até quando? Tempo indeterminado
Links relacionados
Veja o Trailer no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=t7OYkSgmM-w
Site da série: http://www.syfy.com/happy
Algumas críticas: