HOMECOMING a film by Beyoncé

Por Maylê Borges

Mayle Borges
Araetá
4 min readMay 13, 2019

--

Homecoming é um documentário produzido pela plataforma de streaming Netflix sobre a cantora norte-americana Beyoncé, mostra o show e os bastidores do Coachella Valley Music. Teve um orçamento de 20 milhões de dólares!! Foram mais de 200 profissionais no palco, além da equipe de produção. O filme foi lançado agora no ano de 2019 e tem duração de uma pouco mais de duas horas.

Trailer Homecoming: A film by Beyoncé

A ocasião foi super especial, marcou a primeira vez que uma mulher negra foi considerada a atração principal da história do festival. De acordo com a sinopse do filme, o documentário mostra a “jornada emocional de um conceito criativo que se transforma em um movimento cultural”.

Capa do documentário

O documentário tem muitos aspectos positivos, ele oferece à nós fãs uma visão da mente criativa da Beyoncé, em que nos permite observar a vida da celebridade fora das câmeras, “seu lado carne e osso” e dos palcos, e assim podemos ver como ela lhe da com o trabalho e seu lado mãe. Ela mostra o nascimento dos seus filhos, Blue Ivy cantando e muito mais!

Beyoncé e sua filha Blue Ivy (Reprodução Netflix)

Ela faz reflexões: “As pessoas não veem o sacrifício”, “Eu definitivamente fui além dos meus limites, e eu aprendi uma lição importante. Eu nunca, nunca vou exigir tanto de mim novamente. Eu sinto que sou uma nova mulher, em um novo capítulo da minha vida, e eu sequer estou tentando ser quem era antes”. O documentário mostra a sua guerra com a balança depois de ter ganhado os gêmeos, quando ela tinha poucos dias para chegar no seu peso ideal, então tinha que conciliar seu lado mãe com treinos, uma boa alimentação e também muitas horas dentro de um galpão ensaiando.

Sir Carter, Rumi e Beyoncé

O que deixou muito impactada foi os cortes perfeitos das câmeras, os cortes mostravam ela com um figurino, logo depois com outro e por um instante fiquei super confusa! Pois os cortes continuavam na mesma música e até agora me indago de como aconteceu, podemos perceber ao assistir que cada parte da apresentação foi pensada com muitos detalhes! O documentário intercala imagens, o show e entrevistas, detalhando a preparação e a poderosa intenção por trás de sua visão.

Beyoncé e o sincronismo perfeito do seu show

O filme traz um olhar íntimo sobre o show histórico da estrela pop, homenageia as escolas e universidades dos negros dos Estados Unidos. A cantora traz pessoas afrodescendentes que tinham ligação com as faculdades, criadas antes da Lei de Direitos Civis, quando as instituições de ensino proibiam a entrada de alunos negros. Uma curiosidade: ela ajudou os alunos, com o Homecoming Scholars Award, doando bolsas a várias universidades, isso nos mostra o quanto ela valorizar sua raça e não investe somente nos palcos.

Beyoncé e seus músicos (Reprodução Netflix)

A artista levou ao palco do festival uma estrutura semelhante à de uma arquibancada, todos os dançarinos, cantores, coreografia, músicos, figurinos e setflist, é difícil escolher o ponto perfeito do Beychella (apelido do show no Coachella), o sincronismo é perfeito!

A cantora abriu o show com um look inspirado na rainha do Antigo Egito, um vestuário mais moderno. Um outro fazia uma referência ao Partido dos Panteras Negras, uma das principais organizações da história do movimento negro. Também traz frases de pessoas negras que já passaram por essas instituições ou marcaram a história do movimento negro, como frases da poeta Maya Angelou.

Abertura do show (Reprodução Netflix)

No filme, tive outra visão de Queen B. Percebi o quanto ela é humana, o quanto ela é “gente como a gente” fora das câmeras, o quanto ela luta com a balança como nós e o quanto ela sabe valorizar a parte que muita gente despreza, a raça negra, a sua raça! O filme transmite uma energia maravilhosa, fiquei imaginando como seria assisti-lo pessoalmente!

Onde: Netflix

Quanto: Assinatura mensal R$19,90

Quando: 17 de abril de 2019 (mundial)

Até quando: Tempo indeterminado

Links relacionados:

Minha Selfie (;

--

--