Homofobia Fora de Moda

Por Maria Clara Nogueira Zambão

Maria Clara Nogueira Zambão
Araetá
4 min readFeb 27, 2018

--

A afirmação de que a homofobia não tem mais vez feita através da ilustração de Paulo Machado

Exposição tem como objetivo valorizar a diversidade sexual no Brasil

A mostra Homofobia Fora de Moda faz parte do “Fórum Campinas pela Paz”, que tem como objetivo a propagação de um movimento de mudança, ou seja, o desejo de que a longo prazo a cultura da paz seja estabelecida não só em Campinas, mas em todo o país.

A Plataforma 1 da Estação Cultura

Em uma das salas localizada na plataforma 1 da Estação Cultura, a exposição tem como foco a luta da população LGBT. Esta é retratada através de 15 ilustrações, enviadas por pessoas de todo o Brasil, que participaram de três concursos realizados pela Casa de Criadores.

É interessante saber que a Casa de Criadores foi criada justamente com a intenção de lançar novos talentos e impulsionar suas respectivas carreiras. A ideia deu tão certo que hoje é a principal e maior vitrine da criação da moda brasileira. Por ter grande índice de alcance social, as ilustrações selecionadas foram transformadas em estampas de camisetas para aumentar ainda mais a visibilidade da causa LGBT e das diversidades em geral.

Apesar do ano ser 2018, infelizmente ainda é necessário reivindicar os direitos das classes que são chamadas de “minorias”, como a população LGBT. Os autores das ilustrações reafirmam a todo instante que por mais que sejamos diferentes nos quesitos orientação sexual e identidade de gênero, somos todos seres humanos e, por isso, todos somos merecedores do respeito e do direito de amar.

Aqui vai meu TOP 3, ou seja, as minhas três ilustrações preferidas da exposição:

Ilustração feita por Jéssica Lisboa

Particularmente, essa é uma das minhas ilustrações favoritas. O modo como o desenho foi colorido com vermelho e preto junto com a frase “nosso amor não é diferente do seu”, traz uma tensão necessária que camufla o grito de que todos devem ter o direito de amar.

Ilustração feita por Alex França

Outra ilustração que eu gostei demais foi essa do Alex França. Achei incrível que ele retratou um casal gay totalmente fora dos estereótipos, ou seja, mostrando pra sociedade que orientação sexual não tem nada a ver com roupas, estilos e comportamentos em geral. Além disso, o desenho tem uma forte referência ao pop art, que faz com que minha admiração pela obra só cresça.

Ilustração feita por Pedro Henrique de Oliveira

Por último, mas não menos importante, achei extremamente criativa a ilustração feita por Pedro Henrique. Ele utilizou as cores da bandeira LGBT a partir da técnica de aquarela junto com traços mais minimalistas e geométricos, o que resultou num desenho que é leve e ao mesmo tempo tem um ar forte de protesto.

Enfim, valeu muito a pena estar em contato com ilustrações que disseminam a diversidade sexual!

Maria Clara Nogueira, aluna do 3º semestre de Publicidade e Propaganda da FAAP

Homofobia Fora de Moda

ONDE: Salas expositivas da Plataforma da Estação Cultura — Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n | Centro, Campinas-SP.

QUANTO: Entrada Gratuita.

QUANDO: De segunda a sábado das 9h às 21h; aos domingos e feriados, das 10h às 20h.

ATÉ QUANDO: De 23 de fevereiro a 04 de março de 2018.

LINKS RELACIONADOS:

Fórum Campinas pela Paz

Casa de Criadores:

--

--