Inspire, Expire
De Gabriel Maia Prospero
Inspire, Expire é um filme islandês feito pela Netflix e lançado na plataforma em janeiro de 2019. O filme foi produzido por Skuli Fr. Malmquist e teve a direção de Ísold Uggadóttir. O filme conta a história de duas mulheres, Lara (Krístin Þóra Haraldsdóttir), que é mãe solteira do jovem menino Elda (Patrik Nökkvi Pétursson), e está em um momento de grave crise financeira que mal consegue pagar o aluguel de seu apartamento; e Adja (Babetida Sadjo), que é uma imigrante de Guiné-Bissau e tenta ir ao Canadá com um passaporte falso. As duas personagens, por mais diferentes que pareçam, têm os destinos ligados de início porque Lara, que começa a trabalhar em um aeroporto, percebe o passaporte falso de Adja e a impede de seguir sua viagem. Após isso, se encontram diversas vezes e acabam se ajudando como podem Adja tentando não ser deportada de volta para a África e ir para o Canadá; e Lara buscando ter as condições mínimas para criar seu filho e sobreviver.
Esse filme mostra a realidade de milhões de pessoas no mundo todo e mostra que mesmo de lugares tão diferentes, tem condições muito similares. As atuações incríveis das personagens, que passam todo o sentimento de tristeza deles, e a própria atmosfera do filme já entristece com o clima frio da Islândia e tons mais azulados passam bem esse sentimento; além do fato de que em alguns momentos o filme faz cenas longas que conseguem trazer toda a emoção das personagens no momento.
As atuações são fenomenais, as duas atrizes principais conseguem passar uma ótima impressão que o que acontece com elas é real e que não sabem o que fazer em diversas situações, como seria com qualquer outra pessoa em condições similares. Porém, é necessário dar uma ênfase maior ao ator mirim, Patrik Nökkvi Pétursson, que consegue criar um laço com o telespectador por causa de sua inocência e grande carisma sempre que aparece no filme.
A obra acerta de uma forma incrível ao abordar o tema da imigração que mostra ao expectador do filme de uma forma bruta, como quando Ajda fica no abrigo com outros imigrantes. Ela mostra o quão problemática a vida de pessoas que fogem de outros países dessa forma, precisando contar com a sorte de não serem deportadas e mandadas ao país que desejam começar uma nova vida.
Inspire, Expire é tocante, e é um filme necessário para entender o quão similares pessoas tão diferentes podem ser, e como essas pessoas com problemas tão diferentes podem estar tão próximas. E que, juntas, podem resolver seus problemas e diferenças.
Onde: Netflix.
Quanto: os planos da plataforma vão desde o mais básico, custando R$19,90 por mês; até o “ultra” que custa R$45,90 por mês.
Quando: 24 de fevereiro de 2019.
Até Quando: não foi informado pela plataforma, porém será informado 30 dias antes de sair da plataforma.
Links Relacionados: