Japão em miniaturas — TATSUYA TANAKA
O cotidiano e a cultura por outra ótica
Por Victoria Emy Nagao Suenaga
A exposição possui 37 obras feitas a partir de elementos cotidianos da cultura japonesa tradicional e moderna, feitas por Tatsuya Tanaka. O conceito utilizado em todas as obras chama-se ‘mitate’, harmonia com a natureza — para compensar com a imaginação coisas faltantes ou vazias.
A obra ‘Enganado olhos mais cansados’ visa mostrar como a nossa visão desgasta com o passar da vida e começamos, muitas vezes, a enxergar as coisas com menos exatidão.
Ao observar com maior proximidade é possível identificar um casal de idosos que parecem estar apreciando as carpas no lago ao atravessarem uma ponte. Para os japoneses esse peixe carrega diversos significados, os principais são persistência e prosperidade, já que eles possuem a habilidade de nadar contra a corrente.
Após saber de tal significado podemos então perceber o quão sutil e significativas certas ações cotidianas são para nossas vidas. Nesse caso, O casal está apreciando não somente a beleza dos peixes, mas também de suas próprias vidas e contemplando o quanto eles foram persistentes diante da vida para chegarem num momento de paz e tranquilidade da senilidade.
Porém se retomarmos o título da obra, a leitura do acontecimento muda. Ao invés de carpas o casal está, na verdade, observando sementes de gergelim em um lago feito com sopa de algas e cebolinha. Sendo assim, enganados por seus olhos cansados.
Por fim, podemos nos questionar se em determinados momentos da vida não seria mais bonito e gratificante perceber a vida como aquele casal ao invés de tentarmos analisar os acontecimentos de maneira factual.
A exposição está acontecendo na Japan House — Av. Paulista, 52 — Bela Vista, São Paulo.
Do dia 16.05.2023 a 08.10.2023
Terças a sextas (10h — 18h)
Sábados, Domingos e feriados (9h — 19h)
Entrada gratuita
Saiba mais em: https://www.japanhousesp.com.br/exposicao/japao-em-miniaturas-tatsuya-tanaka/