]K-12 — O Filme

Sofia Lopes do Nascimento Pereira

sofialopes
Araetá
6 min readMay 24, 2020

--

Quatro anos após o lançamento de seu álbum de estreia “Cry Baby”, Melanie Martinez, no dia 05 de setembro de 2019, finalmente deu início à sua nova era, estreando no Youtube seu longa musical: “K-12 — The Film” -dirigido, roteirizado e estrelado pela própria-, disponibilizando-o um dia antes da liberação oficial de seu segundo álbum de estúdio, também intitulado “K-12” e composto por 13 faixas inéditas.

Capa promocional da era “K-12” — Melanie Martinez ao centro.

K-12 — The Film” conta com as músicas e clipes oficiais do respectivo álbum, dando continuidade à trágica história de Crybaby, alter-ego da cantora e personagem principal de seu trabalho anterior, que por sua vez, trouxe destaque à artista pela união de uma estética infantilizada e fantasiosa contrastante ao teor das temáticas tratadas nas músicas do álbum, que então relatavam as experiências traumatizantes vividas pela personagem em seus primeiros anos de vida.

Assim, o filme narra a trajetória de Crybaby em seus anos escolares, que se iniciam quando ela começa estudar na “K-12 Sleepway School”, um internato para meninos e meninas. Neste ponto de sua vida, Crybaby tem maior consciência e controle de seus poderes (cuja origem é desconhecida), e possui uma melhor amiga com quem estuda chamada Angelita, que compartilha das mesmas habilidades.

“K-12 Sleepway School” se revela um lugar horroroso, onde habitam espíritos hostis de antigos estudantes, alunos mal-educados e violentos, professores abusivos e ignorantes, que fazem uso de drogas durantes as aulas, e um diretor que é basicamente um tirano. Dessa forma, Crybaby cansada de ser oprimida se junta à Angelita para reunir um grupo de meninas que apresentam os mesmos poderes que elas, para então formular e executar um plano para escapar do internato.

Crybaby e Angelita utilizando seus poderes.

Mantendo-se fiel ao universo visual estabelecido anteriormente pela artista, “K-12 — The Film”, utiliza da estética infantil já adotada por Melanie, contando com a adição de elementos do estilo gore para a execução de certos efeitos especiais, referenciando também estilos específicos de períodos históricos, como a moda da era vitoriana na composição de seus figurinos. Constituindo a composição visual do filme como um dos pontos fortes da obra.

Elemento gore presente no filme K-12 — cena da troca de olhos (troca de perspectiva entre as personagens).
Cena do clipe “Drama Club” — figurinos inspirados na era vitoriana.

Com a continuidade da história, certas linhas narrativas do álbum anterior são retomadas. No início do filme, por exemplo, temos uma pequena atualização da situação da mãe de Crybaby, para quem a protagonista telefona em busca de um conselho. Ao que parece sua mãe continua abusando do uso de bebidas alcoólicas e não estando presente para sua filha quando esta necessita de sua ajuda. É uma breve retomada ao tema de negligência parental tratada profundamente no primeiro álbum.

Algumas das temáticas aprofundadas nas músicas de “K-12”, e assim na história do filme, podem ser relacionadas à vida pessoal da própria Melanie Martinez, como no relato de sua experiência ao viver sob os holofotes (Show&Tell), também podendo ter seu significado expandido para uma entendimento geral da vivência das mulheres na sociedade, ao abordar questões referentes à imagem corporal (Orange Juice), e questões de gênero ao se discutir as diferenças entre a educação de meninos e meninas (Strawberry Shortcake).

Outros temas podem ser conectados à acontecimentos atuais referentes a vida coletiva ao se interpretar o internato “K-12 Sleepway School” como um reflexo da própria sociedade, podendo-se então expor tópicos de discussões necessárias em relação à política e abuso de poder (The Principal) - sendo o personagem do diretor uma referência ao presidente Donald Trump- falhas no sistema de educação (Detention), manipulação do público (Drama Club), abuso de menores (Teacher’s Pet), bullying (Nurse’s Office), violência e rivalidade feminina (Class Fight).

Diretor da “K-12 Sleepway School”.
Cena do clipe “Drama Club” — platéia de alunos manipulados.

Outros assuntos importantes são tratados mesmo que não acompanhados por uma música específica, como exemplo, temos uma rápida linha narrativa da professora Sra. Harper, uma mulher trans que deseja continuar à ensinar no internato, porém é impedida e ridicularizada pelo diretor por ter dado início à sua transição.

Sra. Harper na cena de discussão com o Diretor.

No que o filme acerta sobre os temas, ele peca em construção narrativa. Apresentando uma tentativa falha de se construir uma linha narrativa completa, utilizando-se de dois meios narrativos na composição do musical: o filme e o conjunto dos clipes; pode-se concluir que o entendimento do filme para o público, especialmente o que não acompanhou o trabalho prévio de Martinez, é comprometido pela falta de equilíbrio da qualidade das narrativas divergentes construídas em ambos os meios.

A narrativa do filme se dá de forma não-linear e até mesmo confusa, não seguindo um modelo tradicional, mas também não parecendo ser proposital. Quando se analisa sua construção no formato de um longa, a linearidade da narrativa em si pode ser apontada como o ponto fraco da obra. Porém, a história de Crybaby se torna mais interessante quando entendida da forma narrativa dominada por Melanie Martinez: estrutura narrativa fragmentada trabalhada por ela na conjuntura de músicas clipes de seu primeiro álbum, e assim como de seu segundo também, quando distanciados do produto final do filme.

Admito que o filme tem suas contribuições para o crescimento da mitologia e do visual do universo criado por Martinez, nos permitindo expandir nossa visão e matar nossa curiosidade sobre o comportamento de Crybaby com seus poderes em diferentes situações sociais que vão além das deturbadas experiências familiares demonstradas nos clipes do primeiro álbum. “K-12 — The Film” vale a pena assistir se você é um fã de Melanie Martinez, mas o que vale mais a pena ainda é assistir todos os clipes na ordem certa e com isso presenciar uma história melhor.

Onde encontrar para assistir?

Como dito anteriormente, o filme K-12 pode ser encontrado no Youtube, plataforma em que foi lançado gratuitamente para o fãs, estando disponível no canal da própria cantora Melanie Martinez.

O acesso continua gratuito mesmo após alguns meses de seu lançamento. Tanto o filme K-12 quanto o álbum de mesmo nome estão postados em sua íntegra e a previsão é que continuem de livre acesso por tempo indeterminado. Seguem os links abaixo:

Link para K-12 The Film:

Link para playlist do álbum K-12:

Veja outras críticas também!

Um videozinho para complementar!

Eu — mais jovem e com brilho no olhar.

--

--