Kaguya-Sama: Love is War
Andressa Harumy
Kaguya-sama: Love is War é uma série de animação japonesa do gênero comédia romântica, produzida pelo estúdio A1- Pictures, uma adaptação de 2019 do mangá seinen de comédia (“Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen” ou em tradução livre: Kaguya quer ser confessada: A guerra dos gênios de amor e cérebros) escrita e ilustrada por Akasaka Aka, em 2015.
A trama toda conta a história de dois jovens, Miyuki Shirogane, o presidente do grêmio estudantil e a vice-presidente, Kaguya Shinomiya. Ambos estão apaixonados um pelo outro, mas nenhum dos dois quer confessar seus sentimentos, acreditando que ao fazê-lo estariam demonstrando fraqueza. E de uma forma interessante e muito cômica, transformam o amor em um verdadeiro campo de batalha, passando o anime inteiro bolando planos e estratégias para fazer o outro se confessar.
O humor da série está presente justamente nessa abordagem do amor em campo de batalha, onde os dois personagens transformam de maneiras geniais situações banais ou muito simples em estratégias e raciocínios absurdos sempre ligados a fazer o outro demonstrar seus sentimentos.
A série conta com uma única temporada (há rumores de que ela irá continuar no segundo semestre de 2019 ou início de 2020) de 12 episódios com média 20 minutos cada.
A recepção da trama foi tão positiva que há planos para um filme live-action, protagonizado pelos atores Sho Hirano (interpretando Shirogane) e Kanna Hashimoto (interpretando Shinomiya), programado para lançar no Japão em setembro de 2019.
Definitivamente Kaguya-Sama: Love is War, não é um típico anime de romance. Além de abordar um pouco desta visão de amor sendo uma declaração de fraqueza, tema tão atual e instigante para discussão sobre a realidade da sociedade moderna, o anime trará boas e sinceras gargalhadas ao público ao longo dos episódios. Permitindo-nos sentir uma mistura de emoções e se aventurar junto com os personagens nesse jogo da conquista e sedução.
A série possui uma característica bem marcante que é a presença de um narrador, que vai explicando e complementando as cenas, às vezes, incitando melhor as emoções dos personagens e dando um ar mais cômico, quando estes tentam enganar até mesmo o público, neste jogo de amor.
A estruturação de personagens é impecável, deixando claro as diferentes personalidades existentes no grupo e aproximando-os mais do público a cada episódio. Com certeza, nos lembrará de alguém em alguma circunstância, ou então nos fará sentir como se fizéssemos parte deste grêmio estudantil.
Animação da série também não deixa a desejar, aspectos visuais e sonoros compõem junto com a história bem estruturada cenas fluídas e muito agradáveis de assistir. A opening do anime, traz uma música muito animada e envolvente que marca bem a essência da série. E seu fechamento sempre traz uma cena divertida.
Além de entreter, Kaguya-Sama: Love is War, remete a muitos momentos que todos nós já vivenciamos, seja na escola, com amigos ou em relacionamentos amorosos. Por isso o sentimento de reconhecimento em alguns momentos é bem comum, mas lógico a série abusa do absurdo e das reações que os personagens tem, então muitas vezes as situações são inimagináveis, o que deixa tudo ainda mais interessante.
Produção: A1 — Pictures
Quanto e onde: Disponíveis de graça em sites online de animes e filmes, e no Crunchyroll, sem precisar de assinatura.
Estréia: Estreou no Brasil em 12 de janeiro de 2019.
(3AAN20191 — tag da turma).