LABORATORIO DE INVENCIÓN SOCIAL (O POSIBLES FORMAS DE CONSTRUCCIÓN COLETIVA)

João Pedro Guimarães Coelho

Joao Pedro Guimaraes Coelho
Araetá
2 min readNov 24, 2019

--

Grupo de trabalhadores das fábricas Cintoplom, Ancla e Cristaleiría San Justo.

Artista e curadora, Gabriela Golder, traz nessa obra inédita o diálogo entre os desenvolvimentos do capitalismo e as possibilidades de ação dos trabalhadores, que estão sendo massacrados dentro do sistema.

Artista e Curadora, Gabriela Golder.

A exposição, exibida na 21° Bienal de Arte Contemporânea Sesc_VideoBrasil, é composta por quatro canais. O documentário é distribuído no intuito de trazer uma imersão ao expectador, o envolvendo num jogo emocional e conteudista.

Ela retrata a jornada de dois grupos de operários que decidem, num ato de protesto, ocupar as fábricas, nas quais seus patrões estavam fechando sem uma justificativa justa e ainda com propostas ilegais de pagamento de dívidas trabalhistas, no intuito de tomar esses espaços e criarem cooperativas.

Essa está distribuída por quatro telas, sendo duas utilizadas para atingir o lado emocional e sensorial do expetador, fazendo uso de planos detalhes e câmera lenta, mostrando o trabalho árduo dos operários, unidos a expressões calorosas e de alto contraste de luz. As outras duas passam entrevistas feitas com os trabalhadores das fábricas recuperadas: Cintoplom, Ancla e Cristaleiría San Justo.

A obra traz um apreço estético, mas o fator de maior admiração é o conteúdo. Ela demonstra uma nova possibilidade dentro da atual fase do capital, onde aqueles oprimidos conseguem, através da união, controlar os meios de produção, sendo o empregado e o patrão. É uma luta de identidade, que se dá pelo trabalho. Uma forma de libertação das correntes do desemprego. Ela constrói perspectivas de avanço de um capital, não opressor, mas cooperativo e humanizado, retirando da produção a imagem desatualizada do “Dono do capital” e instalando uma nova figura ordinária, realizadora e ativa.

É um chamado para a ação. Não é uma luta violenta, mas uma compreensão das estruturas capitalistas, que pode ser subvertida. Como exposto no documentário esse processo é demorado e árduo. A fome, a miséria, a depressão, a vontade de desistência são consequências dessa batalha. Um embate judicial e legal que leva anos. Uma possibilidade de ser dono de si.

9.10.2019–2.2.2020

SESC 24 DE MAIO, SP

Entrada franca

--

--