LE PARC: Da forma à ação

Isabela Parrode
Araetá
Published in
3 min readNov 28, 2017

Julio Le Parc, argentino e protagonista da arte-latino americana é fortemente inspirado pelo concretismo e pela crença de que a arte pode ser uma força transformadora em prol de uma sociedade igualitária e livre.

A exposição Júlio Le Parc: da forma à ação é sua maior e mais imersiva exposição no Brasil.

Dentro do Instituto Tomie Ohtake, o público encontra um espaço aberto às descobertas e sensações que explicitam seus conceitos e ideais, e entram em contato com o imaginário de um mundo mais livre através de suas obras. Júlio Le Parc, define sua prática artística como uma contínua busca pelo engajamento e empoderamento do público buscando ludicamente evocar a participação do espectador.

Seus quadros e obras se resume em passagens labirínticas infundidas de luz, o uso de transparência, arranjos seriais de cores e formas geométricas para criar espaços destabilizadores que desorientam a percepção visual. Sua intenção é de transformar o espectator passivo em um participante ativo.

Como o artista descreve seu trabalho: “ A ideia é despertar a capacidade potencial que as pessoas tem de participar e decidir por si mesmas, e leva-lás a entrar em contato com outros para desenvolver uma ação comum”.

Sequências progressivas ambivalentes

Acrílica sobre tela 200x200cm

Instabilidade

Acrílica sobre tela 200x200cm

Série 14E — 13, 12–7

Acrílica sobre tela 200x200cm

La Longue Marche (O longo Caminho)

Acrílica sobre tela 10 partes 200x200cm cada

Alquimia
Esfera Azul

EXPOSIÇÃO

26 novembro 2017–25 fevereiro 2018

Terça a domingo, 11h-20h Entrada Gratuita

INSTITUTO TOMIE OHTAKE

Complexo Aché Cultural

Av. Faria Lima 201

--

--