Lembro todo dia de você

Maria Paula Nogueira

Maria Paula Nogueira
Araetá
3 min readApr 22, 2019

--

Lembro todo dia de você é um musical não linear brasileiro que retrata sobre as lembranças da vida de um jovem de 20 anos soropositivo, Thiago ( Davi Tápias , que está em busca de um autoconhecimento e aceitação. Roteirizado por Fernanda Maia com colaboração de Herbert Bianchi e Zé Henrique de Paula, diretor da peça, e musicalizado por Rafa Miranda, a peça faz um retrato realista e ao mesmo tempo contemporâneo sobre o HIV.

foto autoral

Apesar de ser uma produção pequena a história é muito complexa e bem-feita. É impressionante como um único cenário e os atores desse espetáculo são capazes de se incorporarem a distintas lembranças do protagonista.

É uma obra cativante e que apesar de retratar temas fortes, consegue ser muito agradável e manuseia bem os momentos descontraídos com os de maior tensão. Apesar de que da primeira vez que assisti ao musical, me incomodei um pouco com a quebra de ritmo e história entre o primeiro e segundo ato, ao todo a peça foi fantástica e tem uma proposta inovadora.

Fotos de Giovana Cirne

Esse segundo ato é muito importante e na minha opinião um dos melhores aspectos da peça,(a seguir informações que denunciam o final da obra) se descobre neste ato que a reutilização do cenário e dos atores tinha um proposito e descobrimos que não podemos confiar em nada que vimos na peça, pois tudo era projeções das lembranças e opiniões do protagonista.

Além disso, o compositor da peça, que tem HIV, fala no vídeo de chamada ao espetáculo a seguinte frase: “Ele [HIV] tem um tamanho na minha vida, mas ele não me define, ele é uma parte de mim”. Isso também ocorre com a peça. Mesmo que seja o tema principal o vírus é só uma parte da peça e da vida do protagonista. Há outros diversos temas como a solidão, o abandono, a homossexualidade, confiança, e vários outros problemas que diversos jovens vivenciam.

O que também me agradou muito foi que ao decorrer da obra todos os personagens foram julgando uns aos outros tendo sempre uma relação de culpado e vítima e ao final da apresentação se entende que não há um culpado ou vítima e sim acontecimentos da vida.

Por fim, a experiencia de assistir essa produção foi magica para mim, sai do teatro sendo uma pessoa completamente diferente da que entro para assistir o espetáculo. A maneira como foram abordados os temas e a história me marcaram muito e conversou com partes de mim que eu nem imaginava. Este espetáculo também é um dos primeiros musicais inteiramente brasileiros e que vem crescendo cada vez mais.

Fernanda Maia e Rafa Miranda no debate da peça (foto autoral)

informações

Local: Teatro Municipal João Caetano — Rua Borges, 650 — Vila Clementino
Temporada: VERIFICAR NOVAS TEMPORADAS
Horário: Aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada); vendas na bilheteria do teatro ou no site
Classificação: 16 anos
Duração: 120 minutos
Informações: (11) 5573–3774

  • nova temporada a partir do dia 04/05/2019

--

--