Letrux Aos Prantos, e eu também

Uma leitura completamente emocional por Mariana Ruiz

Mariana Ruiz
Araetá
3 min readMay 11, 2020

--

Capa do álbum Letrux Aos Prantos, arte por Pedro Colombo.

Lançado 13 de março de 2020, o pisciano é o segundo albúm de estúdio de Letrux. Sucessor do aclamado Letrux em Noite de Cimão (2017) seu novo trabalho Letrux Aos Prantos conta com 13 novas faixas produzidas por Artur Braganti e Natália Carrera, conta com participação de Lovefoxxx (Fora da Foda) e Liniker (Sente o Drama). Foi realizado através da Lei de Incentivo à cultura patrocidanada pela parceria entre Ministério da Cidadania e Natura Musical.

“Letrux aos prantos é essa lava chegando ao mar”

Se Noite de Climão é fogo a nova fase da cantora é toda água, Letícia Novaes, cantora e compositora, em um vídeo postado na sua conta do instagram coloca esse desejo embrionário do processo de fazer um disco molhado, investigativo desses 70% do nosso corpo. Toda essa água se traduz em choro, Letrux Aos Prantos é um louvor a emoção. E como é bom esse sentir todo! Escrevo aqui em meio ao isolamento social, nessa mudança repentina do cotidiano fomos cercados por discursos de positividade, mantenha-se ativo, não se deixe abalar, não pare. Pois eu acho que se deixar abalar é importantíssimo, pelo que acontece com o mundo, política e nós mesmos — não sejamos impassíveis.

O valor da obra está justamente aí, toda banda se entregou as emoções na criação de melodias e letras, tem choro de indignação, de tristeza, tesão, transformação, amor e esquecimento. Quem não chora não canta/Quem não chora não cresce/Eu falei quem não chora não consegue ir embora. As músicas lembram da importância do choro, essas lágrimas que parecem ter sido esquecidas na infância me voltam com tudo.

Letícia Novaes segurando a obra base da capa do disco. Foto por Ana Alexandrino, quadro de Maria Flexar inspirada na fotografia de Victor Jobim.

“Me abalo e me abalo muito
Não fui acostumada com terremoto, eu me abalo e me abalo muito

Acordei bem mas o país não colabora
Nem você. “

— Abalos Sísmicos

O disco é contra o deboche e cinismo, declarado ora dançante como em Vai Brotar ora melancólica Cuidado, Paixão mas sempre presente. O som pode ser considerado até um pouco excêntrico aos que não estão familiarizados com a artista, as melodias pedem calma e entrega, na banda unida já a dois anos temos composições com muitas camadas na mistura de instrumentos, o resultado dessa mistura vem aqui, traduzindo as letras que escutamos na voz de Letícia que canta com caretas e cara de espanto, com toda sinceridade. Somos totalmente entregues aos afetos.

Letrux e banda nos bástidores do último show da turnê “Letrux em climão de despedida”, foto de Felipe Avila

Pisciana que sou, termino o texto agradecendo pela comoção, pela perturbação das emoções e delicadeza de todos envolvidos no projeto. É algo que vale a pena ser digerido com toda acalma do mundo (ou não, devore!).
Eu estou aos prantos, quem não?

Informações adicionais:

Onde? Disponível em todas plataformas digitais ou na lojinha Letrux pelo sit

https://www.lojinhaletrux.com.br/pd-73e8c8-cd-aos-prantos.html?p=1&s=1

Quanto? A cópia fisica sai por R$30,00

Quando? A qualquer momento

Saiba mais! Entrevista com Letrux:

clipe de Eu estou aos prantos
Clipe da primeira faixa do album

Para bastidores do processo e faixa a faixa das músicas @leticialetrux no instagram (https://www.instagram.com/leticialetrux/).

eu, no mar pra honrar o album.

3CCM20201

--

--