Life is Strange

por Beatriz Botelho Ramos

Bea Ramos
Araetá
3 min readNov 3, 2019

--

Imagem: Mensagem que aparece cada vez que se faz uma escolha no jogo.

Life is Strange é uma franquia de jogos indie de escolha lançada em 2015 e continuada até os dias atuais. Foi desenvolvida pela Dontnod e publicada pela Square Enix e foi premiada 75 vezes. A franquia possui duas narrativas principais — divididas em cinco episódios — e dois spin-offs. O jogo baseia-se no princípio da Teoria do Caos/Efeito Borboleta do meteorologista Edward Lorenz: tudo está interligado e cada decisão afeta a narrativa e destino das personagens.

Na primeira temporada acompanhamos a protagonista Max por seu cotidiano na escola de fotografia até que ela testemunha o assassinato da sua melhor amiga, Chloe, no banheiro e descobre o poder de voltar no tempo. O enredo se aprofunda por meio da tentativa de mantê-la salva, descobrir a verdadeira causa de seu assassinato (um maravilhoso plot-twist) e sobreviver às consequências da viagem no tempo. Através da narrativa principal e da exploração também dos personagens secundários, o jogo consegue abordar diversos temas atuais e importantes: drogas, suicídio, sexualidade, bullying, depressão… de maneira profunda e tocante.

Imagem: Max e o furacão que ameaça destruir a cidade de Arcadia Bay.
Imagem: Max e o furacão que ameaça destruir a cidade de Arcadia Bay.

Ora, pensa-se que um jogo de escolhas perderia sua força ao inserir o elemento de viagem no tempo, certo? Errado. Life is Strange consegue criar um universo em que não existem escolhas certas e erradas, e tudo terá uma consequência boa e ruim. A possibilidade de vivenciar as duas opções dura pouco tempo e as consequências — muitas vezes inimagináveis — se alongam por todo o enredo.

Imagem: alguns objetos com que Max pode interagir.

Uma preciosidade de Life is Strange é a possibilidade do jogador explorar os cenários e interagir com objetos, ouvindo os pensamentos de Max sobre cada um. Parece um tanto quanto demorado e desnecessário, mas pode-se descobrir informações importantes sobre as personagens secundárias e até decidir entre vida e morte. A trilha sonora e a fotografia do jogo são outras duas pérolas que permitem total imersão na trama — Life is Strange é lindo de se ver e ouvir. A playlist estão disponíveis no Spotify:

Em suma, a franquia Life is Strange não é um jogo para quem quer atirar em inimigos ou explodir coisas. É uma narrativa cinematograficamente lenta, que requer atenção aos detalhes e que te destruirá emocionalmente por um bom tempo: te arrancará lágrimas salgadas e sorrisos aquecidos. É uma experiência memorável e vale cada centavo.

Imagem: capa
Trailer Life is Strange 1

Onde: Disponível nas plataformas Xbox, Playstation, IOS, Android e PC.

Quanto: Temporada completa R$39,00. Primeiro episódio gratuito.

Quando: -

Até quando: -

Links: playlist no spotify —

Quem vos escreve

--

--