Loucura, insanidade, ilusão ou verdade?

‘Revelações Pré-históricas’, a série que faz questionar a verdade e a mentira por trás dos nossos antepassados e os registros que temos sobre eles

Giovanna Victoria Rueda de Barros
Araetá
3 min readDec 6, 2022

--

Por Giovanna Victoria Rueda de Barros

A série Revelações Pré-históricas, é uma produção documental que acompanha o jornalista Graham Hancock que viaja pelo mundo em busca de indícios e vestígios de uma civilização misteriosa que viveu durante a última Era do Gelo, mas se perdeu na história. Atualmente, os arqueólogos datam como verdade o nascimento da humanidade, regida pelo homem, pelos primeiros seres humanos inteligentes que caçavam e coletavam, mas Graham Hancock propõem uma nova visão! A visão de que, muito antes dos homens que conhecemos, já existiam, andando sobre a Terra, uma civilização muito mais avançada e experiente, capaz de construir grandes monumentos e arquiteturas e possuírem conhecimentos inimagináveis sobre a astronomia e o universo. Durante a trama, Graham sai em busca de provas dessa civilização perdida, pesquisando também sobre o possível cataclismo que a dizimou e deixando a indagação de como simples caçadores-coletores poderiam ter construído estruturas tão avançadas.

Graham, durante os 8 episódios, de mais ou menos 30 minutos, vai construindo a narrativa da sua ideia, fazendo-a tomar forma e encaixando as peças desse grandioso mistério.

Revelações Pré-históricas, faz despertar dentro das pessoas que amam um bom mistério sobre a história da humanidade, uma sensação de querer descobrir mais, de poder voltar no tempo para presenciar a verdade por trás de um passado tão longínquo e desconhecido. Durante o passar dos episódios a vontade de chegar no final é imensa, para assim conseguir encaixar todas as peças que são apresentadas ao longo da trama, mas, sendo uma teoria imaginativa, a solução não é realmente dada aos espectadores, deixando um ímpeto de vontade de solucionar o mistério e, além disso, de descobrir realmente qual foi a primeira civilização que iniciou a nossa história e qual foi o seu fim.

Gunung Padang, sítio arqueológico indonésio. Foto ilustrativa de como seria antigamente, em seu auge. Episódio 1.
Göbekli Tepe, sítio arqueológico da Turquia, o megálito mais antigo do mundo. Episódio 5.
Derinkuyu, na Turquia, antiga cidade subterrânea e bunker de sobrevivência que pode abrigar milhares de pessoas. Episódio 7.

A série “Revelações Pre-históricas” está disponível na plataforma de streaming Netflix. Mensalmente o plano básico paga-se: R$25,90, mas tem a possibilidade de escolher o plano básico com anúncios, por: R$18,90, podendo assisti-la a qualquer momento! Por ser uma obra original da Netflix, ela ficará na plataforma por tempo ilimitado.

Visita ao sítio arqueológico Machu Pichu, no Peru. Setembro de 2022.

--

--