Mémorable

Maria Luísa Jorge de Sousa Gonzaga

Gonzaga
Araetá
4 min readMay 16, 2020

--

Cartaz do filme Mémorable (2019)

Mémorable, curta-metragem francês de animação de 2019 roteirizado e dirigido por Bruno Collet , produzido por Jean-Francois Le Corre e com a fotografia de Fabien Drouet, narra o drama de Louis, um pintor diagnosticado com Alzheimer, e como ele e sua esposa Michelle lidam com a situação.

Para escrever o filme Collet se inspirou nas experiências de William Utermohlen, falecido em 2007.

“William Utermohlen era um pintor que tinha a doença de Alzheimer e pintou autorretratos ao longo de sua vida, mesmo quando estava muito doente. Eu estava realmente interessado no fato de que, pela primeira vez, [com] o pintor, tivemos um vislumbre de uma pessoa real que sofria da doença — não de uma pessoa de fora ”, explica o diretor. “É muito emocionante, porque se você olhar para as pinturas dele, poderá realmente ver a evolução da doença do começo ao fim.

Bruno Collet no set de Mémorable (2019)

Além de Utermohlen, artista que inspirou a narrativa, Collet criou o visual do filme a partir de relatos da vida de Peter Falk — ator que também foi acometido com a doença — “criando um espaço fechado” e seguro no qual Michelle, assim como Shera Danese, segunda e última esposa de Falk, pudessem monitorar os respectivos maridos.

“Pintar com as mãos desperta a alma do homem primitivo dentro de nós.” — Louis após se esquecer como usar seus pinceis para pintar.

A esquerda, Peter Falk como Lt. Columbo in 1973. A direita, Patricia e William Utermohlen, em 2003, fotografados por Donald Loze.

Feito em stop-motion e com auxílio de alguns efeitos 3D, o filme foi totalmente produzido em nove meses, estreou no Festival de Cinema de Animação de Annecy de 2019, arrebatando no mesmo os Prêmio do júri júnior de curta-metragem, Prêmio do público e Cristal para um curta-metragem. No Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand recebeu o Audience Award e foi nominado para o Grand Prix. No Festival de Cinema de Tampere também foi nomeado para o Grand Prix. No London Film Week é indicado para o LFW Award. No Flickerfest ganha Best International Animated Short Film, além de receber uma indicação para Melhor animação em curta-metragem no Oscar 2020.

Louis em meio os vários papeis que colou pela casa para que pudesse lembrar da nomenclatura de cada coisa.

Evocando os estilos de Vincent Van Gogh, Alberto Giacometti e Edward Hopper, Bruno Collet e sua equipe foram capazes de demonstrar visualmente as dificuldades daqueles que sofrem dessa degeneração neurológica. No decorrer do filme é possível notar, com o progressivo esvaimento tanto do cenário como das próprias personagens, a deterioração das memórias de Louis. Rostos um dia conhecidos e muito queridos se tornam simplesmente borrões aos olhos de Louis.

“Você é a faxineira? (…) Estou preocupado. Minha esposa deveria me buscar depois do trabalho. Mas a noite está começando a cair. Estou preocupado que ela tenha se esquecido de mim. (…)” — Louis para sua esposa.

De forma muito bonita, o curta aborda este assunto tão delicado com maestria, empregando maravilhosamente bem todos os recursos audiovisuais possíveis para alcançar o emocionante e cativante resultado final de Mémorable, que assim como o próprio nome já diz, é digno da nossa memória.

--

--