Mémorable
Mémorable, curta-metragem francês de animação de 2019 roteirizado e dirigido por Bruno Collet , produzido por Jean-Francois Le Corre e com a fotografia de Fabien Drouet, narra o drama de Louis, um pintor diagnosticado com Alzheimer, e como ele e sua esposa Michelle lidam com a situação.
Para escrever o filme Collet se inspirou nas experiências de William Utermohlen, falecido em 2007.
Além de Utermohlen, artista que inspirou a narrativa, Collet criou o visual do filme a partir de relatos da vida de Peter Falk — ator que também foi acometido com a doença — “criando um espaço fechado” e seguro no qual Michelle, assim como Shera Danese, segunda e última esposa de Falk, pudessem monitorar os respectivos maridos.
“Pintar com as mãos desperta a alma do homem primitivo dentro de nós.” — Louis após se esquecer como usar seus pinceis para pintar.
Feito em stop-motion e com auxílio de alguns efeitos 3D, o filme foi totalmente produzido em nove meses, estreou no Festival de Cinema de Animação de Annecy de 2019, arrebatando no mesmo os Prêmio do júri júnior de curta-metragem, Prêmio do público e Cristal para um curta-metragem. No Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand recebeu o Audience Award e foi nominado para o Grand Prix. No Festival de Cinema de Tampere também foi nomeado para o Grand Prix. No London Film Week é indicado para o LFW Award. No Flickerfest ganha Best International Animated Short Film, além de receber uma indicação para Melhor animação em curta-metragem no Oscar 2020.
Evocando os estilos de Vincent Van Gogh, Alberto Giacometti e Edward Hopper, Bruno Collet e sua equipe foram capazes de demonstrar visualmente as dificuldades daqueles que sofrem dessa degeneração neurológica. No decorrer do filme é possível notar, com o progressivo esvaimento tanto do cenário como das próprias personagens, a deterioração das memórias de Louis. Rostos um dia conhecidos e muito queridos se tornam simplesmente borrões aos olhos de Louis.
“Você é a faxineira? (…) Estou preocupado. Minha esposa deveria me buscar depois do trabalho. Mas a noite está começando a cair. Estou preocupado que ela tenha se esquecido de mim. (…)” — Louis para sua esposa.
De forma muito bonita, o curta aborda este assunto tão delicado com maestria, empregando maravilhosamente bem todos os recursos audiovisuais possíveis para alcançar o emocionante e cativante resultado final de Mémorable, que assim como o próprio nome já diz, é digno da nossa memória.
É possível encontrar o curta aqui no site de compartilhamento de vídeos “Vimeo”, de forma gratuita e a qualquer momento, disponível na plataforma indefinidamente.
Ao pesquisar mais sobre o filme pude encontrar várias matérias muito interessantes sobre o mesmo, matérias estas que deixarei listadas abaixo:
A MEMORÁVEL AVENTURA DE BRUNO COLLET por Marie Esnault
Mémorable: A story you can never forget por Anna Danielyan
On the Road to the 92nd Oscars: The Animated Short Film Nominees por Thomas J. McLean