Make Happy

Por Fernando Manarini Sverner

Fernando Sver
Araetá
3 min readMay 25, 2020

--

Foto still durante a música “Straight White Male” no espetáculo Make Happy

Em 2016, com apenas 25 anos, Bo Burnham lançou seu terceiro especial de comédia “Make Happy”, no qual o comediante e compositor utilizava artefatos de luz e efeitos sonoros para aprimorar e ironizar seu espetáculo. Como o próprio Bo afirma, seu stand up tem como tema a própria performance, e portanto durante as 11 músicas do espetáculo o comediante critica tanto celebridades, seu público e a si mesmo levando o show a ter momentos de tensão, reflexão e, claro, piadas hilárias.

Foto utilizada como capa do show na Netflix

Com essa onda de emoções Bo Burnham conduz o público por 1h nesse show que é diferente de qualquer outro, o objetivo final é deixar todos felizes ou pelo menos ele espera “que sua barriga esteja doendo ou sinta algo que lembre diversão”. O show é uma série de piadas super coreografadas entrelaçadas com as músicas extremamente irônicas que introduzem temas incomuns para shows de comédia. Por exemplo, a visão pessimista sobre a hipocrisia da performance e da sociedade fútil, que busca respostas em letras de músicas que foram feitas pra vender, mas o show equilibra essa tensão com a noção de que todos merecem e têm o potencial de serem felizes.

O show se mostra muito mais que um especial de comédia comum, é fácil de se identificar seja com as piadas mais bobas ou os problemas mais idiotas apresentados. mas também com as reais reflexões destacadas de modo poético pelo comediante. A falsidade do entretenimento, no qual Bo também se inclui, e daqueles que criam uma persona de uma vida perfeita que supostamente sabem a resposta para a atingir a felicidade, é desconstruída através da própria performance, ao não se levar a sério Bo Burnham consegue criar uma mensagem sincera que não aparenta ser pretensiosa ou ter uma agenda e por isso merece ser apreciada como a incrível obra de arte que é.

Foto da performance durante a música “Can’t Handle This”

Vá Lá:

Onde: Na Netflix, as músicas também podem ser encontradas no Youtube.

Quanto: A mensalidade da Netflix é de R$21,90

Quando: Disponível a qualquer momento

Saiba Mais:

Lista de músicas do show:

As músicas são uma parte do show, e portanto não devem ser consideradas como a obra completa.
selfie

--

--