Maneva — Acústico na Casa do Lago

Juan Pablo Carrascosa
Araetá
Published in
3 min readOct 29, 2018

Nos dias 14 e 15 de Julho a banda Maneva gravou seu primeiro DVD acústico, as apresentações ocorreram na Casa do Lago em São Bernardo do Campo e contaram com dezenove músicas , sendo nove delas inéditas, nove regravações de músicas antigas e um cover. No dia 28 de setembro as gravações do DVD foram disponibilizadas ao público.

O grupo de reggae nos apresentou, em seu nono trabalho, um DVD que capturou a essência de um bom acústico, tanto pelo visual e arte do show, quanto pela produção musical que, com um magnífico trabalho de percussão, metais e cordas, fez releituras incríveis de músicas já conhecidas pelos fãs e desenhou com ternura novas harmonias que ajudaram a compor as belas e inéditas canções.

É de costume que o Maneva traga em seus álbuns uma temática mais amorosa e dessa vez não foi diferente, boa parte das músicas do DVD carregam esse teor mais romântico. Devido a essa ser a principal característica da banda, a leveza e a calma do acústico mesclou perfeitamente com esse reggae romântico muito bem explorado por Tales Mello de Polli em suas composições.

  • AS MÚSICAS INÉDITAS:

Das nove músicas inéditas, três contaram com participações especiais: “Sem jeito” com participação de Rael; “Mil Promessas” com Onze e 20; E “Corre pro meu mar” com Gabriel Ellias.

Na minha opinião as melhores faixas inéditas foram: “Minha mulher” que foi a músicas que mais se diferenciou, com um refrão que misturou estilos, trazendo uma levada de forró nas percussões, o que remeteu muito à “Cidade Negra”; E “Sem jeito” que trouxe uma letra linda e calorosa somada a bela participação de Rael, que deu um novo tom a música ao misturar o flow do rap na levada de reggae da faixa.

  • MÚSICAS REGRAVADAS

As regravações em formato acústico trouxeram uma nova cara às músicas da banda, principalmente devido as interpretações dos metais e percussão, que deram um ambiente mais imersivo para certas músicas como “Ruínas” e “Enviado por Deus”.

Para mim as melhores reinterpretações foram para “Vá Viver” e “Teu Chão”, pois ambas se tratam de músicas que não estão entre as mais famosas da banda (a faixa “Teu Chão”, inclusive, não era tocada nas turnês recentes), e trouxeram toda a leveza e tranquilidade que uma boa produção, com uma linha de baixo fenomenal e uma letra que aquece qualquer coração.

  • COVER

O único cover gravado pelo Maneva veio com esse DVD, o grupo regravou “Utopia” da banda “Arte Popular” e conseguiu reinterpretar um ótimo samba em um reggae puro e sincero, com a cara da banda paulista.

Para mim o Maneva conseguiu trazer para esse álbum tudo que eles tem a apresentar de melhor em suas músicas: sinceridade, amor, paz e claro muito reggae. Todas as músicas do álbum estão disponíveis no canal do youtube da banda e em todas as plataformas de streaming de música.

--

--