Manhunt: Unabomber

Por Pedro Petroni De Almeida Sampaio

Pedro Sampaio
Araetá
4 min readMay 4, 2018

--

A serie americana “Manhunt: Unabomber” da Discovery Channel, de 8 episódios com mais ou menos 45 minutos cada, que está no Netfilx, foi lançada em agosto de 2017, e relata a operação americana que foi montada para a busca de um dos maiores terroristas americanos de todos os tempos, conhecido mundialmente como Unabomber (acrônimo utilizado para justificar seus ataques para com universidades e companhias aéreas). Ted Kaczynski, interpretado por Paul Bettany, é um matemático, considerado uma mente brilhante, e que em algum momento da sua vida percebe que a tecnologia está destruindo a humanidade, e nos fazendo reféns dela, por isso decide se excluir da sociedade em uma cabana nas montanhas, e produzir bombas e envia-las por correio para algumas pessoas ligadas diretamente a essa evolução tecnológica.

Foto da capa do seriado da Discovery Channel. Na imagem vemos ao fundo o policial Fitzgerald (Sam Worthington) e à frente a primeira imagem do terrorista Unabomber(Paul Bettany).

A serie vai mostrar a forma que a polícia americana fica 17 anos para encontrar o terrorista, até quando o policial Jim Fitzgerald, interpretado por Sam Worthington, aparece para guiar a polícia ao caminho certo. Com um elenco de mais ou menos 20 personagens, a produção feita por um canal geralmente de documentários, dessa vez foi além, criando uma trama na história.

A série é extremamente bem contada e a forma que o diretor Andrew Sodrowski usa um efeito em que a serie vai e volta no tempo, e os fatos estarem sendo contados pela perspectiva do policial Jim Fitzgerald, gera uma espécie de imaginação pessoal, o fato de como você espera que a trama vai se desenrolar, pelo fato do espectador saber para qual caminho a polícia deve seguir, mas mesmo assim, a forma em que os fatos se desenrolam, te faz duvidar se eles realmente estão se aproximando do terrorista.

Ao final da série, quando tudo parece estar se resolvendo, Unabomber mostra ter “cartas na manga” ao pressionar a polícia, apresentando argumentos convincentes de que ele será inocentado no tribunal, tudo isso devido ao fato de todas as provas contra ele serem provas linguísticas. O policial Fitzgerald, analisava diversas de suas cartas, e o seu manifesto, e o descobriu através de uma carta que um homem dizia ter recebido de seu irmão, e que esse possivelmente era o Unabomber, e pela forma da escrita entre todas elas se chegou ao terrorista.

O fato de sabermos o final da história, devido ela ser baseada em fatos reais, à princípio me preocupou um pouco, mas quando a série começa, e mostra o quão errado a polícia estava durante todo o tempo, esse medo se perde, e a trama e o desenrolar dos fatos te consomem em busca de mais episódios.

Capa do manifesto “Industrial Society and its Future” (19 de setembro de 1995)

No quarto episódio da série, mostra um dos maiores fracassos da história da polícia americana, quando Unabomber, envia uma carta aos jornais “The Washington Post” e “The New York Times”, dizendo que se esses jornais publicassem o seu manifesto “Industrial Society And Its Future”, escrito por ele, as bombas e os ataques iriam parar. O chefe da operação Chris Noth, interpretado por Don Ackerman, ordena que seja publicado, mas que esse seja vendido em apenas um ponto na cidade de Chicago, onde eles achavam que o terrorista morava, mas o que não se esperava é que o Unabomber era tão isolado da sociedade, que esse mesmo não iria procurar e nem se quer ficar sabendo da publicação de seu manifesto no dia em que foi veiculado.

Momento em que Jim Fitzgerald se encontra com Ted Kaczynski

Em dado momento da série, o policial Fitzgerald, perde um pouco o rumo de sua vida, pois estava tão alucinado com o caso, que acabava vivendo aquilo, tanto que ao final, ao estar cara a cara com o terrorista, Unabomber diz ao policial que a única pessoa que tinha medo do caso não ter um desfecho certo, era o próprio policial, pois sua vida se resumia aquilo, e perderia todo o sentido se o capturado não fosse condenado. Além disso, nessa momento de tentar entender o que acontece com sua própria vida, o policial começa a identificar um pouco de verdade nas coisas ditas no manifesto do terrorista, como por exemplo ao se ver parado em um semáforo durante a madrugada e não ver ninguém vindo em nenhuma direção, e mesmo assim ficar parado esperando.

O que mais chama a atenção é o fato de que muitas coisas ditas em seu manifesto possam ser verdade, e ver uma mente tão brilhante ter de fazer o que fez para chamar a atenção de todos, pois talvez a relevância de suas ideias seriam bem maiores se sua forma de abordagem fosse pacífica, mas na opinião do terrorista, essa era a única forma de ser ouvido.

Onde: Netflix

Quanto: assinaturas mensais a partir de R$ 19,90

Lançamento: primeiro episódio em 1 de agosto de 2017

Até quando: tempo indeterminado

Links relacionados: https://www.youtube.com/watch?v=ZC6ryxwaArY (Sam Worthington falando do motivo de querer fazer o Unabomber)

Selfie

--

--