‘Medida Provisória’

A estréia de Lazaro Ramos como diretor no cinema nacional

Rodrigo Nelli
Araetá
2 min readMay 17, 2022

--

Por Rodrigo Nelli

Seu Jorge e Alfred Enoch

Medida Provisória — lançado em abril de 2022 — se trata de um filme nacional que lançou Lazaro Ramos como diretor de cinema. O filme retrata uma iniciativa do governo para reparar o passado escravocrata. Porem, a medida lançada obriga cidadãos negros a voltar para a Africa. A situação faz com que a população negra enfrente uma guerra para sobrevivência, tendo que se esconder e resistir a medida forçada.

Antônio, interpretado por Alfred Enoch, e André, interpretado por Seu Jorge, resistem a essa medida e se trancam no apartamento em que moravam. O governo toma várias medidas autoritárias para força-los a sair de sua residencia e tenta convence-los de que a ida pra a Africa seja a melhor alternativa para eles.

Tais Araujo e Alfred Enoch

Lázaro Ramos desempenha seu papel como diretor e co-roteirista da obra, que sofreu uma censura para conseguir ser lançado. O diretor comenta as inúmeras tentativas para conseguir aprovação da Ancine e da dificuldade para lançar o filme no Brasil, mesmo depois de ter conquistado o festival South by Soulthwest. O filme aborda uma critica a situação da população negra no Brasil, e tenta alertar a grave e preocupante realidade enfrentada no nosso país.

O filme foi um sucesso e boa parte do publico elogia o trabalho de Lazaro como diretor. Lazaro, assim como outros atores que decidiram por ir para trás da câmera, diz não querer abandonar as telas, mas sim estar em ambos os lugares.

Tais Araujo. Seu Jorge e Alfred Enoch
Alfred Enoch, Tais Araujo e Seu jorge

O lançamento ainda encontra-se em cartaz e pode ser assistido em vários cinemas pelo Brasil, com valor médio de R$30,00. Segue alguns links do trailer e entrevista com os protagonistas do filme:

Rodrigo Nelli

--

--