‘Meu Coco’ — Caetano Veloso, um símbolo musical multigeracional

Última apresentação da turnê Meu Coco acontecerá no Rio de Janeiro em fevereiro

Livivico
Araetá
3 min readNov 29, 2022

--

Por Victor Kracochansky Livi

Caetano é dono de clássicos como “O Leãozinho” e “Reconvexo”, músicas que fazem parte do repertório da turnê Meu Coco — nome do álbum lançado em outubro de 2021 — de um homem que desafiou as mudanças nos estilos musicais com o qual montara a sua carreira.

Claramente, Caetano beberia da Tropicália para a composição deste seu novo álbum, já que é um ícone fundador desse movimento. Nas músicas de "Meu Coco" podem-se perceber toques de música eletrônica com um caráter psicodélico e a manifestação de sons eruditas, como o rufar do tambor.

Caetano Veloso em "Meu Coco"| Foto: Reprodução

O "aedo pós-moderno" se desapega do violão que segurara desde o final dos anos 1970 e mergulha em sons tanto mais particulares da música brasileira quanto no cenário da música techno internacional. Mas claro que Caetano Veloso não deixaria de abraçar totalmente o seu passado: performou canções clássicas como " Cajuína", "O Leãozinho" e "Reconvexo".

Ainda deixou espaço para homenagear a grande Gal Costa, falecida este ano, e cantou " Baby" de maneira grandiosa e emocionante. Tudo isso com um instrumental de altíssima qualidade e com Caetano, no auge de seus 80 anos, movimentando-se e dançando de maneira radiante.

Imagem oficial da turnê "Meu Coco"| Foto: Reprodução

A turnê de Caetano conta a sua própria história dentro da música: trata-se de uma revolucão de gêneros e estilos, algo que Caetano fez com coerência e com louvor à música brasileira.

Vá lá!

A próxima apresentação do show "Meu Coco" ocorre no dia 02/12/2022, mas no Rio de Janeiro, no Jeunesse Arena. No Espaço Unimed, em São Paulo, custou a partir de R$ 90 reais a meia-entrada para o setor Pista.

Agenda dos próximos shows:

Notícias

Victor Kracochansky Livi| Foto: Iphone

--

--