MIL DIAS: A SAGA DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA

B Pilgrim
Araetá
Published in
4 min readApr 23, 2018

Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília é uma minissérie de 4 episódios co-produzida pelo canal History e pela Cine Group, cuja estréia ocorreu sábado, 21 de Abril de 2018, às 19h00. O programa têm como base de sua narrativa o evento histórico da construção de Brasília, dividido em dois momentos distintos, 1956 e 1963. Contados a partir de uma uma dramatização acompanhada por depoimentos reais, os capítulos focam em quatro personagens principais; Gilda (Renata Calmon), a arquiteta; Mauro (Rodrigo Garcia), o engenheiro; Domingos (Paulo Roque), o operário; e Heitor (Bruno Bellarmino), o topógrafo. Além destes, a partir da intercalação entre a dramatização e depoimentos de estudiosos, cineastas e jornalisas, como Heloísa Starling, Vladimir Carvalho, Luis Nassif e Lia Zanotta, entre outros, também são apresentados personagens famosos da história brasileira, como Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer.

Renata Calmon como Gilda | Foto: divulgação — History

Um dos fatores que, a meu ver, fazem desta série especialmente única é este mix de linguagem que não vemos tão facilmente em produções brasileiras. Inserir “entrevistas” feitas com os personagens como se de fato fizessem parte deste evento histórico é uma maneira extremamente eficaz de tornar a série mais palatável e interessante ao espectador que não necessita conhecimento prévio sobre o assunto em questão. Deste modo, a utilização da linguagem de doc-ficção como maneira de introduzir a história real ao público a partir de uma dramaturgia que simula o documental é um dos, se não o maior, motivo pelo qual me encantei pela série.

Luciana Pires, produtora executiva da Cine Group, diz: “A parceria da Cine Group com o History Chanel nessa co-produção, ela é muito feliz porque você uniu um canal que tem por perfil contar grandes histórias de grandes feitos, né? E a Cine Group tem um grande expertise tanto na dramaturgia quanto no documentário e isso possibilitou que a gente pudesse fazer a união desses dois formatos pra contar essa história”. Deste modo, foi necessária uma extensa e consistente pesquisa baseada em materiais de arquivo da época, para que, assim, a narrativa dramatúrgica tomasse forma. Além disso, muito da estética da série foi inspirada em fotografias, fazendo com que haja uma sensação por parte do espectador de imersão temporal e espacial. Os cenários, assim como a arte no geral, portanto, têm um alto detalhamento e uma relação harmônica com os período históricos que deseja retratar.

Outro fator interessantíssimo foi a utilização de construção 3D, que no Brasil ainda não é nada comum. Por Brasília já existir há muitos anos, foi necessária a sua “desconstrução”, uma vez que a série retrata justamente o período de sua formação. Assim, utilizou-se o chroma key nas locações (não realizadas em estúdios), para que, na pós, fossem inseridos os cenário da construção da cidade.

A única crítica negativa que tenho em relação a série é talvez o pequeno desenvolvimento dos personagens. Embora entenda que o foco da série é a história da formação de Brasília, utilizando personagens apenas como pilares para fazê-lo, ainda acho que, especialmente pelo fato de ser uma minissérie de quatro episódios, os personagens poderiam ser um pouco mais bem desenvolvidos. Mauro, o engenheiro, por exemplo, ao ser apresentado no primeiro episódio transparece ser um pouco antipático, porém, minutos depois, ao sermos introduzidos a um momento um pouco mais avançado na história, sua atitude muda completamente, havendo uma certa inverossimilhança. Isso ocorre pelo fato de não acompanhamos o personagem a ponto de compreender a mudança em sua atitude, embora seja claro que há uma elipse temporal entre as cenas. Por outro lado, o fato de querer saber mais sobre os personagens e suas respectivas histórias pregressas é um sinal de que a série é interessante não somente como forma de documentário, como também dramaturgicamente. Fora essa consideração, porém, achei o roteiro muito bem desenvolvido e estou ansiosa para assistir os próximos episódios.

MIL DIAS: A SAGA DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA

Iuri Saraiva como Tércio | Foto: divulgação — History

Elenco:

Renata Calmon

Rodrigo Garcia

Paulo Roque

Bruno Bellarmino

Iuri Saraiva

Direção:

Fernando Honesko

Produção:

History Channel Brasil

Cine Group

Domingos (22 e 29 de Abril, 6 e 13 de Maio) às 23h35, canal History.

(SKY 54 | 254 HD, NET 83 | 583 HD, GVT 61, Claro 108, Vivo 33 | DTH 347, Oi TV 83)

(https://seuhistory.com/microsites/mil-dias--a-saga-da-construcao-de-brasilia/117/elenco---biografias)

Making Of

Eu e o Iuri (S2) | PS. chamem ele pra mais filmes da FAAP

Barbara Augusto Marques| 41714093

--

--