Milagre na Cela 7

O filme Turco ‘Milagre na Cela 7’ conta a história de Memo, um pastor de ovelhas que tem deficiência intelectual e vive em um vilarejo com sua avó e sua filha, por quem faz tudo para tirar um sorriso do rosto

Amanda Thomaz
Araetá
4 min readMay 1, 2020

--

Por Amanda Thomaz

Poster do filme “Milagre na Cela 7”.

O filme Turco Milagre na Cela 7 conta a história de Memo, um pastor de ovelhas que tem deficiência intelectual e vive em um vilarejo com sua avó e sua filha, por quem faz tudo para tirar um sorriso do rosto. Ele é acusado injustamente de ter assassinado a filha de um comandante, e tem dificuldade de se defender e se provar inocente por conta de sua deficiência.

Ele e sua filha costumavam dar nomes à lugares, e um desses lugares foi o “Gigante Caolho” que é um mirante, onde no dia que aconteceu o acidente com a filha do comandante, tinha um homem vendo lá de cima que a menina não foi empurrada, e sim escorregou da pedra. No decorrer do filme, Ova consegue achar essa testemunha que poderia provar que o pai era inocente, porém ele vai embora do mirante onde tinha marcado de se encontrar com ela.

Memo fica detido na cela 7, onde é espancado pelos detentos, pois a informação que receberam era que ele tinha matado uma criança, porém ao passar dos dias, seu colegas de cela vão percebendo a inocência que ele tinha e que seria incapaz de matar uma criança, pois o que ele mais fazia era chamar pelo nome de sua filha e sofrer pela distância entre os dois.

Os militares levando Memo para a cela 7.

O general que perdeu a filha quer somente vingança pela morte dela, e quer que Memo seja acusado e condenado a sentença de morte de qualquer jeito, até que ele encontra a testemunha que poderia salvar o pai de Ova, e o mata com um tiro na cabeça, acabando com qualquer chance de Memo ser inocentado.

O final é surpreendente, pois não esperamos que os militares tenham a atitude que tiveram, deixando uma reviravolta incrível para o público, evidenciado a pureza e a inocência que habitava nele e o amor que tinha por sua filha.

Ok, sem mais spoilers pois o filme tem vários detalhes importantes que são essenciais para o desenrolar da narrativa. E se prepare, viu?! O longa é digno de pipoca e lencinho para enxugar as lágrimas!

Memo e Ova — Pai e filha juntos.

O filme aborda várias questões interessantes, mas as que mais me chamaram atenção e me tocaram foram como a falta que alguém importante faz nos nossos dias e como essas pessoas nos completam de formas simples, mostrando o quanto o outro é necessário em nossa vida. Outra questão que é levantada sobre o filme é a paternidade. Memo é o tipo de pai com letra P maiúscula, e apesar de todas as suas dificuldades, sendo elas mentais ou financeiras, não media esforços para fazer sua filha feliz e tê-la por perto. E por fim, um último ponto, é a questão do general, que por ter o “poder”, se sente no direito de usa-lo como bem entende, seja para seu benefício, ou para destruir a vida do outro; o que é extremamente grave pois se perde o linear de valores e questões que realmente importam.

Nesses dias de isolamento social, estamos tendo o privilégio de ver muitas dessas questões sendo colocadas em cheque, não só dentro de casa, mas também na sociedade em geral. Acredito que trazer questões que vemos em filmes, ou séries, ou também em peças teatrais, e fazer um paralelo com a nossa vida, dando ênfase nos nossos modos de agir e pensar, faz com que reflitamos mais sobre qual o mundo que queremos viver.

Lançado em outubro de 2019 na Turquia, país de origem do filme, e chegando a Netflix brasileira somente em março desse ano, até agora não saiu da lista dos filmes mais populares. O confinamento do coronavírus fez com que as assinaturas de streaming crescessem e vários filmes viessem a tona. Um deles foi o longa estrangeiro que ganhou o público brasileiro, talvez por se identificarem com a falta das pessoas queridas e a falta do toque delas. Espero que mais filmes como esse sejam lançados, abordando a empatia, a família, as relações pessoais e com uma narrativa poética que arrebata o coração de qualquer um.

Onde assistir? O filme está disponível na plataforma Netflix

Quanto custa? Netflix: assinatura a partir de R$21,90 mensal

Até quando? Disponível nas plataformas por tempo indeterminado

Trailer do Filme:

Sobre mim

Amanda Thomaz

Curso de Rádio e Tv - Faap

Crítica de Arte -Estética

Publicação: 1º semestre de 2020

São Paulo, SP

--

--

Amanda Thomaz
Araetá
0 Followers
Writer for

Estudante de Rádio e TV, atriz e verdadeira amante das artes, sejam elas quais forem