Mob Psycho 100% II

Por Weena Shiratsuchi Gonçalves

Weena S. G.
Araetá
5 min readMay 6, 2019

--

(Poster oficial do anime de Mob Psycho 100 II)
(Capa do primeiro volume de Mob Psycho 100 por ONE)

Mob Psycho 100 II é a segunda temporada do anime Mob Psycho 100, a série possui 13 episódios e foi produzido pela Warner Bros e a Shogakukan Japan, adaptado pelo estúdio Bones (mesmo estúdio da primeira temporada) e dirigido por Tachikawa, Yuzuru. Esse anime é a adaptação de um mangá inicialmente postado na internet, escrito e desenhado pelo criador conhecido como ONE, de forma independente. Os trabalhos de ONE ficaram famosos inicialmente com a explosão de One Punch Man, que também ganhou uma adaptação para anime, e muitas pessoas comparam as duas histórias por terem sinopses parecidas, embora os dois tratem do mesmo assunto de formas completamente diferentes. Ao comparar os dois pode-se entender explicitamente do que se trata a história de Mob Psycho 100.

One Punch Man é uma paródia dedicada a brincar e reverter as expectativas sobre personagens como o Goku (personagem da série Dragon Ball), que são personagens que nasceram destinados a coisas incríveis, possuem poderes e são heróis, sempre mais poderosos que os demais. Por outro lado, Mob Psycho trata de olhar para tais personagens e fazer perguntas extremamente humanas a eles, como: Se eles são especiais assim, são por acaso melhores que os outros, nascendo destinados à grandezas?

Abertura de Mob Psycho 100 II
(Mob durante a aula, sendo chamado para responder um pergunta)

A história segue nosso protagonista Kageyama Shigeo, apelidado de Mob: Um adolescente com ansiedade social e um complexo de inferioridade, que tem como seu maior objetivo, pelo menos no início da história, ter a atenção da garota que ele gosta. Ele é como qualquer outro adolescente passando pela puberdade, mas com um pequeno detalhe diferente: Mob é um esper, uma pessoa com poderes sobrenaturais muito poderosos, o que o classificaria como uma pessoa especial. Só há um problema, a garota da qual ele gosta não tem nenhum interesse nas habilidades de Mob. Não só isso, mas os poderes que as pessoas acham incríveis só trouxeram problemas para ele, e foram em sua grande maioria perigosos demais, ou inúteis, no dia a dia do protagonista.

E uma vez chegando a conclusão de que para alcançar seus objetivos Mob não precisava dos poderes, mas sim de outras habilidades, ele decide começar a treinar seu corpo, entrando para o clube de melhoramento corporal de sua escola, e tentando se tornar uma versão melhor de si mesmo por meio de esforço dedicado, dia pós dia.

(Mob no clube de melhoramento corporal)
(Mob correndo junto ao clube de melhoramento corporal)

A segunda temporada continua o assunto da primeira, com Mob tentando aperfeiçoar a si mesmo e se tornar independente, mudando junto aos outros personagens que o acompanham. Os antagonistas da série fazem parte de uma organização formada por pessoas que acreditam merecer serem tratadas de forma diferente, acreditando ser melhores que os outros por terem nascido com poderes. Durante a primeira temporada muitos dos antagonistas possuíam as mesmas visões, acreditando ser especiais, mas uma vez que entram em conflito com Mob, eles passam a repensar tal visão, questionando se o que eles acreditavam era realmente a verdade. Durante a segunda temporada, muitos deles retornam para apoiar Mob, agora com suas visões mudadas, mais fortes do que nunca.

(Mob e o cast da série, pessoas que foram afetadas por ele)

O que mais me agrada no anime, além do carisma dos personagens e a incrível animação, é como ele trata de um assunto que nos deparamos em nossas vidas quase todos os dias. A série discute a validade do talento e do esforço, questiona onde as ações que completamos dia após dia nos levam e como elas moldam nossa relação com o mundo. Ela trata da relação do protagonista com o mundo e as pessoas a sua volta, e como Mob aprende e adapta sua morais, amadurecendo e se tornando uma pessoa admirada por muitos, acima de tudo por seu esforço e filosofias, e não pelos poderes que ele nasceu com. Uma pergunta que afeta fortemente artistas (pessoas que criam algo) é se o talento realmente importa. É algo que nos deparamos constantemente, olhando para pessoas com metade de nossa idade e que fazem as mesmas coisas que nós, talvez até melhor. É um desafio olhar para alguém que faz o mesmo que você, só que com muita facilidade, e não se perguntar se o que você faz realmente vale a pena. Afinal, quanto o que nós fazemos todos os dias realmente importa? É algo que o mundo inteiro se pergunta constantemente.

A série Mob Psycho 100 tenta responder essa pergunta questionando de volta: Você faz o que você faz por você mesmo? Se sim, ou se não, o quanto esforço você está disposto a oferecer por isso?

A série foi lançada no Japão do dia 7 de janeiro até dia 1 de abril e está disponível atualmente online, de graça ou com assinatura, na plataforma chamada Crunchroll.

--

--