‘Montero(Call Me By Your Name)(2021)’

Videoclipe do primeiro single do álbum de estreia de de Lil Nas X ilustra a aceitação de sua sexualidade e a libertação de uma visão conservadora vinda do cristianismo

Giovanna Abadessa
Araetá
6 min readNov 15, 2021

--

Por Giovanna Ribeiro de Carvalho Abadessa

O cantor de 22 anos Montero Lamar Hill, conhecido por seu nome artístico Lil Nas X, apareceu para os olhos do grande público pela primeira vez em 2019 com a música Old Town Road com parceira de Billy Ray Cyrus. No mesmo ano lançou o EP 7 com o mesmo número de faixas que acabou não fazendo tanto sucesso e deixando o rapper com o título de one-hit wonder, termo em inglês usado para denominar artistas que ficam conhecidos por ter apenas um single de sucesso. Porém, a música Montero (Call Me By Your Name), primeiro single de seu novo álbum, iria derrubar o título pejorativo dado ao cantor. Junto com o lançamento da música, Montero (Call Me By Your Name) ganhou um clipe que foi ao ar no Youtube no dia 26 de março de 2021. A faixa, nomeada com seu nome verdadeiro, introduziu o álbum de mesmo nome, mostrando que o cantor falaria abertamente sobre sua vida pessoal nesse novo trabalho.

Lil Nas X, que falou publicamente sobre ser homossexual em um tweet em 2019, contou em uma entrevista para a Genius que a letra do single surgiu depois de ter começado a se relacionar com um outro homem que ainda não teria vindo a público sobre sua sexualidade. O título da música, além de seu nome, contém o nome de um filme que conta a história do romance entre dois homens gays na Itália. No dia em que a música e o clipe foram lançados, o cantor publicou em suas redes sociais uma carta que escreveu para seu eu de 14 anos de idade. Na carta, ele disse:

“Querido Montero de 14 anos, eu escrevi uma música com o nosso nome. Ela fala sobre um cara que eu conheci no verão passado. Eu sei que nós prometemos nunca falarmos sobre isso em público, eu sei que nós prometemos nunca sermos ‘esse tipo’ de gay, eu sei que nós prometemos morrer com o segredo, mas isso abrirá portas para muitas outras pessoas queer simplesmente existirem. (…)”

O videoclipe começa com a narração do cantor dizendo: “Na vida, nós escondemos as partes de nós mesmos que não queremos que o mundo veja. Nós as trancamos. Nós dizemos ‘não’ a elas. Nós as banimos. Mas aqui não. Bem-vindos a Montero”. Essa última frase deixa claro que vamos entrar em no mundo do cantor e conhecer os processos mentais que ocorrem em sua cabeça, isso também fica claro já que todos os personagens que aparecem têm o rosto do rapper.

Adão sentado sob a árvore do conhecimento do bem e do mal no vídeo clipe do single Montero (Call Me By Your Name). YouTube / Columbia Records

O primeiro personagem interpretado pelo cantor é Adão que está sentado no jardim de Éden sob a árvore do conhecimento do bem e do mal tocando violão enquanto a Serpente desce da árvore. Ao avistar a Serpente, que também é interpretada por Nas, Adão foge, porém ela o alcança, o beija e o lambe. Aqui podemos perceber a referência ao ato sexual. Acontece então um movimento de câmera que passa pela árvore do conhecimento onde está escrita uma frase em grego do texto O Banquete de Platão, que diz: “Então no começo eles foram cortados em dois, e ansiavam pela sua metade”.

Adão e Serpente, ambos interpretados pelo rapper Lil Nas X no vídeo do single Montero (Call Me By Your Name). YouTube / Columbia Records

No diálogo do filósofo, o personagem Aristófanes define o amor como uma busca pela totalidade e para argumentar essa ideia, narra um mito que explica que no início, a humanidade era dividida em três gêneros diferentes, que seria o feminino, formado por duas partes femininas, o masculino, por duas partes masculinas e o andrógino, por uma parte feminina e outra masculina. Esses seres, ao perceberem o tamanho de suas forças, decidiram se voltar contra os deuses, assim, Zeus os castigou dividindo cada um deles pela metade tornando os mais fracos. Dessa forma os indivíduos passaram a procurar suas outras metades para obterem o sentimento de completude. Esse mito, além de apresentar ideias do que seria o amor, também mostra a possibilidade e a existência de amores entre pessoas de mesmo gênero ou de gênero diferentes. Assim, diferente do mito cristão, a mitologia grega não condena o amor lgbtqia+, mas olha para esse tipo de relacionamento como algo normal.

Árvore do conhecimento inscrita com passagem de O Banquete de Platão. YouTube / Columbia Records

Lil Nas X aparece então em um julgamento vestido de rosa, saindo do padrão dos outros homens em cena que vestem azul, também interpretados pelo cantor. Talvez essa cena represente a culpa do cantor ao entender que era gay e, por conta de sua criação cristã, como imaginava que seria seu julgamento final. Nesse momento vários, homens de pedra que estão assistindo ao julgamento, começam a jogar coisas em Little Nas, até que algo atinge sua cabeça e ele desmaia.

Homens de pedra interpretados pelo cantor. YouTube / Columbia Records

O cantor então é mostrado como um anjo com asas caindo do céu — esse pode ser um paralelo com a história de Lúcifer que também era um anjo que foi expulso do céu. No clímax do vídeo, Nas é visto com cabelo longo e trançado e botas pretas de cano alto escorregando em um poste de poledance até chegar ao submundo, o inferno. Aqui, o cantor se utiliza da visão cristã que diz que pessoas lgbtqia+ irão para o inferno, porém ele se apropria dessa imagem e a utiliza no vídeo como o momento em que finalmente se sente confortável e poderoso sendo quem é. O vídeo termina com Lil Nas matando o Diabo e tomando sua coroa, simbolizando que aceitar sua sexualidade é uma forma de poder em relação a si mesmo e a sua narrativa.

Cena final do vídeo clipe de Lil Nas X, Montero (Call Me By Your Name). YouTube / Columbia Records

O videoclipe de Lil Nas X mostra a trajetória de aceitação de sua sexualidade sendo um homem negro gay que cresceu com valores cristãos muito fortes. A história contada, portanto, diferente do que muitos críticos do vídeo pensam, não se trata da apologia ao inferno ou à figura do Diabo. Se trata de sair de um lugar de repressão e de culpa e se apropriar de sua própria sexualidade, conseguindo, enfim, atingir a liberdade e a felicidade. O cantor, então, faz um vídeo cheio de representatividade normalizando narrativas lgbtqia+ negras, conseguindo emplacar mais um single no topo da Billboard Hot 100, tabela semanal que mostra as músicas mais escutadas nos Estado Unidos.

Onde assistir e ouvir?

  • O vídeo de Lil Nas X pode ser assistido no Youtube e a música pode ser escutada em todas as plataformas de música como Spotify e Deezer.
Giovanna Abadessa— 3CCM20212

--

--