Museu de Arte Moderna – MoMA
Por Laís Requena Ruiz Nogueira
O mundo está vivendo um momento muito delicado devido ao novo coronavírus. E em tempos de quarentena não podendo sair de casa, muitos Museus do Brasil e do mundo disponibilizaram seu acervo de obras on-line para nos entreter!
Um deles é o Museu de Arte Moderna mais conhecido como MoMA na cidade de Nova Iorque no distrito de Manhattan – o mais conhecido e importante da cidade. Fundado em 1929 o diretor Alfred H. Barr. não queria apenas um museu de arte moderna e sim dar espaço a novos artistas da época.
Depois de alguns anos de sua fundação o MoMA já estava entre um dos mais conhecidos do mundo de arte moderna e com obras de grandes nomes como: Pablo Picasso, nascido em Málaga, Espanha. Foi um pintor de grande renome e um dos criadores do “Cubismo”, movimento de arte que marcou o século XX. Vincente Van Gogh, pintor holandês, e considerado um dos artistas mais influentes do mundo. Depois de sua morte aos 37 anos que ficou reconhecido pela suas obras, como: Girassóis; A casa amarela; A italiana; Noite Estrelada – que está no MoMA entre outras! Henri Matisse, artista francês e formado em Direito, foi um dos fundadores do primeiro movimento do século XX, o “Fauvismo”. Sua obra é de grande importância da arte de vanguarda. Entre outros nomes que estão no MoMA.
Durante minha visita pela internet na quarentena, listei minhas 5 obras preferidas. Vamos lá!
As obras acima representam diferentes movimentos artísticos e marcaram, de certa forma, à época em que foram publicadas tanto pela técnica quanto o estilo, que apresentam ruptura com os padrões instituídos anteriormente e propõe novos ângulos à arte.
Serviços do Museu
Museu de Arte Moderna – MoMA
Endereço: 11 W 53rd St, New York, NY 10019, Estados Unidos
Horário: De sábado a quinta-feira, das 10:30 às 17:30 horas. Sextas, das 10:30 às 20:00 horas
Ingresso: 25 dólares
Visitas on-line:
Para mais informações acesse o site oficial do MoMA!