Museu do Louvre: A preservação da história humana através das artes.

Pedro Groba
Araetá
Published in
3 min readMay 15, 2018
Pirâmide do Louvre

O Museu do Louvre, situado em Paris, é um dos maiores museus do mundo, com um acervo de, aproximadamente, 380 mil itens e 35 mil obras de arte permanentes. Devido a sua quantidade de obras e popularidade, se tornou o museu mais visitado do mundo, com mais de 8 Milhões de visitantes em 2017.

O museu se localiza no Palácio do Louvre, antigo palácio real, cuja a construção data do Séc. XVI. Entretanto, o palácio só se tornou em uma casa de exibição de obras reais em 1682 quando o Rei Luís XIV decidiu transferir sua residência para Versailles. Somente depois da Revolução Francesa que o Louvre se tornou um museu popular com o intuito do desenvolvimento da cultura.

Vitória de Samotrácia

O Louvre é composto por 3 alas:

SULLY- Ala que se se encontra atrás da pirâmide

RICHELIEU- Ala que se encontra à esquerda

DENON- Ala que se encontra à direita

Além das alas separarem tipos diferentes de exposições, existe um segundo tipo de divisão que indica qual o tipo de obra ou item que está sendo exposto. Esta divisão se trata em 8 tipos de departamentos:

1- Antiguidades orientais

2- Antiguidades Egípcias

3- Gregos, Etruscos, Romanos

4- Arte islã

5- Esculturas

6- Objetos de arte

7- Pinturas

8- Artes Gráficas

Os departamentos são tão amplos e com coleções gigantescas que seria impossível visitar o Louvre por completo, mesmo que de forma passageira, em menos de uma semana.

Venus de Milo

Em 2012, a companhia de vídeo games Nintendo realizou uma parceria com o museu para reinventar formas de explorar as obras e aprender sobre as obras expostas através do uso de seu aparelho portátil 3ds. Este recurso não está disponível gratuitamente entretanto, o preço de um aparelho alugado é de €5

3DS tour pelo Museu do Louvre

Sem duvida é um dos lugares mais ricos que já estive. Jamais seria possível apreciar todas as obras igualmente sendo um turista, pois acredito que cada artefato, escultura e pintura deste museu merecia uma sala própria contando sua história.

Recomendo a todas as pessoas do planeta a visitar este museu, ainda mais se for um grande apreciador de arte e história. Sem duvida uma visita poderá mudar toda a ideia que se tem sobre o papel do artista como historiador, apreciação de costumes e valorização de cultura.

Nunca foi tão bom “se perder” em um museu!

--

--