Na ponta da língua
Litt, um acontecimento artístico no coração dos bares de São Paulo
Por Pietra Bianco
Litt Bar e Galeria é um espaço revitalizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, que consegue acolher, em uma proposta brasileira de ser e estar, a arte em todas as suas formas, gostos e notas.
O ambiente é um formato de expressão artística que, apesar de muito bem estruturado, incorpora a todo instante algum elemento de espontaneidade ou improvisação que se dá de maneira diferente a cada ida, a cada visita.
A provocação é justamente a imersão nas pessoas, nas risadas, na dança, no corpo, e toda essa interação, desde março de 2022, tem contado com uma de suas últimas intervenções, o coletivo “devora-me”.
O coletivo, nesse sentido, propõe para além da experiência do presente, reviver o passado cultural riquíssimo da semana de 22, partindo da premissa do “Antropofagismo” de Oswald de Andrade.
Este é composto por oito artistas, vindos de vários campos da arte, ou fora da atuação dela, que partem de temáticas livres e politizadas, para propor a indução do convidado a um âmbito muito comentado, mas pouco experimentado, a tatilidade do antropofagismo.
As técnicas artísticas utilizadas, para tanto, transpassam por uma série de campos da área como Doodle, Graffiti, Colagem em pastilhas, Lambe Lambe, Esculturas, Colagem, Sobreposição de Tecidos entre outros, que se encontram por todos o espaço e potencializam a climatização juntamente com a luz, cores e texturas do ambiente.
O lambe lambe, em especial, recheia o lugar de maneira tão sensível, ao ponto de, em meio a euforia da movimentação, parar para ler ser completamente dispensável, já que a mensagem cumpre seu papel imperativo em um instante.
Para além das obras, as bebidas, comidas e o som propõe um espetáculo a parte. Pratos de boteco como o “Pastelzin” e verdadeiras refeições, como “Carbonara Litt” são elaboradas com o melhor do gourmet simples nacional.
Dos mais sucintos Mojito Brasileirão aos mais elaborado Rabo de Galo (Cock Tail) a cachaça é valorizada em sensações jamais sentidas.
E toda essa mistura tátil toma consistência com a música. Um Rock na batida do Samba, Pagode com Pop e Frevo Eletrônico, dão voz a proposta, com muito bom gosto e vontade sentir.
Litt em sua fase Devora-me, por fim, é a materialização do entusiasmo da semana de 22, com o tempero do antropofagismo de Oswald. É a sensorialidade de um passado ainda muito presente, que devemos manter sempre, e a qualquer custo, na ponta da língua.
Litt fica na Rua Cunha Gago, 750 – Pinheiros, São Paulo - SP, 05421–001
Possui um custo justo pela experiência proposta, sendo a entrada gratuita e a consumação de drinks variando de 26,00 á 38,00 reais e preço das comidas de 27,00 á 49,00 reais.
O horário de funcionamento aos dias de semana são das 18:00–01:00, aos sábados das 15:00–01:00 e aos domingos das 15:00–22:00
@littbar no Instagram