Nasce uma estrela

Por Rafael Bittar

Rafael Bittar
Araetá
3 min readMar 14, 2019

--

Ally e Jackson em uma perfomance durante a turnê de Jackson./ Cenas do filme “Nasce uma Estrela”.

O filme de “Nasce uma Estrela” (em inglês “Star is Born”), é um remake, tendo duas versões anteriores , uma de 1937 e outra de 1976. Lançado em 11 de outubro de 2018, traz uma superprodução hollywoodiana somada a uma dupla de protagonistas: Lady Gaga e Bradley Cooper. O longa foi indicado a oito categorias no Oscar 2019, incluindo para melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor canção original (“Shallow”), e pela última, acabou levando a estatueta.

Lady Gaga, cantora norte-americana internacionalmente conhecida por suas músicas como Bad Romance e Paparazzi, tem um currículo musical impecável, com diversos prêmios na sua bagagem, entre eles, nove Grammy Awards. Sua atuação no filme mostrou o quanto ela é uma artista completa. Já Bradley Cooper, um renomado ator norte-americano, conhecido principalmente pelo seu papel como Phil Wenneck na franquia Se Beber não Case e por interpretar Pat Solitano em O Lado Bom da Vida, traz boas surpresas: além de atuar e interpretar o papel muito bem também atuou como diretor do longa, dando um ar de novo ao remake.

Pôster do filme “ A Star is Born” 2018, com Bradley Cooper e Lady Gaga.

A história narra a vida de Jackson, interpretado por Cooper, que é um famoso cantor e produtor, que acaba conhecendo Ally, papel feito por Gaga, que era cantora de uma boate drag queen. Ao enxergar um potencial nela para a carreira musical, a chama para ir acompanhá-lo na sua turnê, e ao desenrolar da história acaba se apaixonando por ela. O único problema é que Jackson enfrenta problemas com drogas e álcool, o que acaba afetando o seu relacionamento com Ally e sua carreira. Ao final, as consequências dos problemas enfrentados pelo personagem de Cooper acaba culminando num trágico final. O que vem complementar o filme, é a produção em si, com um audiovisual muito bem feito.

Ao refletir um pouco sobre o enredo, é possível ver que as dificuldades narradas são comuns a muitos de nós, e acima de tudo àqueles que possuem fama, mas acabam não sabendo lidar com toda a pressão de uma mudança repentina de vida, fãs, entrevistas, apresentações, paparazzi, e sendo observado e julgado por tudo que fizer ou postar.

Um outro tema importante abordado ao longo da história, é o alcoolismo. Olhar para a situação em que Jackson acabou, permite uma indagação de quão importante é abordar e tratar vícios e saúde mental. Esses temas não devem ser tabus e sim compreendidos. É algo que requer atenção e acompanhamento.

Primeira vez em que Ally sobe ao palco com Jackson./ Cenas do filme “ Nasce uma Estrela”.

Por mais que seja um remake, retrata além dos vícios e do suicídio, um outro problema, muito presente na sociedade atual: a solidão. Esse sentimento de não pertencimento leva a pessoa a procurar formas de preencher um vazio, e muitas vezes, a história não termina bem, como vemos no próprio longa.

É incrível ver a doação de energia e força de vontade dos atores para o papel, que se colocaram muito bem nas situações vivenciadas por seus personagens. Um dos aspectos mais positivos é o fato de que não só atuam, mas também cantam músicas que em sua maioria, eles próprios as compuseram. Esses pequenos detalhes fazem o filme, apesar de ser uma adaptação, parecer novo, com um toque de originalidade de Bradley Cooper.

Ficha técnica:

Título Original: A Star Is Born
Direção e roteiro: Bradley Cooper, Will Fetters e Eric Roth.
Gênero: Drama; musical.
País: Estados Unidos
Ano: 2018
Duração: 135 minutos
Classificação: 16 anos
Elenco: Bradley Cooper, Lady Gaga, Sam Elliott, Andrew Dice Clay e Dave Chappelle.

Selfie

--

--