Nascidas em 55 — fotografias de Nellie Solitrenick

Debby Bleivas Berg
Araetá
Published in
3 min readMar 26, 2018

Por Débora Bleivas Bergwerk

Imagem de Divulgação da Exposição Nascidas em 55 — fotografias de Nellie Solitrenick

A exposição Nascidas em 55 é de autoria da fotógrafa Nellie Solitrenick. A exibição é feita por meio de mais de quatrocentas fotos que retratam de forma reflexiva as diversas facetas das mulheres paulistanas que fizeram sessenta anos no ano de 2015. O objetivo principal de Solitrenick é mostrar o envelhecimento diverso das mulheres paulistanas e como elas tem diversas atividades, contextos e como se percebem.

As fotos estão exibidas na Unibes Cultural em um Lounge que apresenta as obras fotográficas colocadas nas próprias paredes de cimento do local. Um fator interessante é que todas as fotos ficam dispostas lado a lado em uma parede que é como um corredor, trazendo a ideia de um caminho longo que cada uma das mulheres retratadas passaram em duas vidas. Para a compilação de todas as fotos, foram visitadas 447 mulheres paulistanas em mais de 110 bairros da Grande São Paulo entre os anos de 2015 e 2016.

Exposição Nascidas em 55 — fotografias de Nellie Solitrenick — 2015–2016, Fotografias, 25 x 32 cm, Unibes Cultural, São Paulo

A exposição é baseada no fotojornalismo de Solitrenick que buscou capturar origens, comportamentos, estilos e situações diferentes de diferentes mulheres brasileiras paulistanas para apresentar a diversidade desta geração de Baby Boomers.

Nellie Solitrenick procurou apresentar por meio desta exposição como as mulheres paulistanas nascidas em 1955, que passaram por tantos momentos históricos que alteraram paradigmas se tornaram singulares e diversas.

Fotografias de Nellie Solitrenick, Nascidas em 55, 2015–2016, Fotografias, 25 x 32 cm, Unibes Cultural, São Paulo

Entre as fotos, gostei muito do fato de nem todas as capturas mostrarem mulheres sorrindo ou em “pose”, mas sim em situações cotidianas, em casa, de trabalho, em família, com animais e mostrando que a mulher contemporânea não tem um único estereótipo. No meu ponto de vista, a exposição de Nellie Solitrenick é muito enriquecedora para quem busca inspiração e diferentes referências da mulher mais velha, porém com muito ainda a descobrir no século XXI.

Fotografias de Nellie Solitrenick, Nascidas em 55, 2015–2016, Fotografias, 25 x 32 cm, Unibes Cultural, São Paulo

Onde: Unibes Cultural — Lounge — Rua Oscar Freire, 2500 — Sumaré, São Paulo — SP, 05409–012, Brasil

Quanto: Gratuito

Quando: Segunda a Sexta das 10h às 19h

Período: De 8 de março a 21 de abril

Links relacionados: http://unibescultural.org.br/

Tag: 3APM20181

Eu, Débora Bleivas Bergwerk, autora desta crítica e aluna do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da Fundação Armando Alvares Penteado.

--

--