‘Uma Garota de Muita Sorte’

Filme de suspense, lançado em 2022, é baseado em fatos reais

Flávia C G
Araetá
3 min readDec 6, 2022

--

por Flávia Centeno Gularte

Uma Garota de Muita Sorte é um filme de suspense, lançado em 2022, baseado em fatos reais. O filme conta a história de Ani Faneli, uma mulher que possui a vida perfeita, ou pelo menos essa é a imagem que a personagem transmite a todos as pessoas de sua convivência. Ani é sofisticada, está prestes a casar, possui um ótimo emprego, um noivo bem-sucedido e um estilo de vida confortável. Porém, acontecimentos do passado começam a ressurgir, quando Ani recebe um convite para participar de um documentário, que quer explorar o que de fato aconteceu com ela e seus colegas, durante um terrível acontecimento na escola em que estudava. A personagem principal foi vítima de um massacre escolar e precisa enfrentar tudo o que passou nesse período para conseguir alcançar a vida que sempre desejou.

O filme é muito interessante e envolvente, pois, além de ser um ótimo suspense, consegue abordar assuntos importantes para a sociedade, pois mostra muitos problemas os quais as mulheres enfrentam e são submetidas rotineiramente. Uma Garota de Muita Sorte mostra a impunidade dos homens ricos quando confrontados por mulheres, principalmente as que não são ricas.

No decorrer do filme, várias cenas incomodam muito o telespectador, principalmente aquelas em que Ani é abusada sexualmente e as cenas do massacre ocorrendo dentro da escola. Além disso, em vários momentos, Ani é desacreditada, enquanto seus agressores são exaltados, gerando uma grande revolta em quem está assistindo.

Ani passa por uma crise de identidade, pois agora, precisa encarar e reviver acontecimentos de seu passado, para conseguir superá-lo e viver, finalmente, distante do trauma que passou. A personagem, antes se mostrava feliz, glamorosa e radiante, mas isso, na verdade era apenas um jeito de mascarar o que tinha passado e de tentar seguir a vida. Essa crise permite que seja possível enxergar todos os traumas que a personagem carrega, desde que se tornou vítima de estupro.

O assunto central da obra é a violência contra a mulher e o quanto ela pode ser um trauma silencioso e privado, portanto, muitas vezes imperceptível para as pessoas do convívio da vítima. Ani é o retrato de muitas mulheres espalhadas pelo mundo. O filme ainda consegue abordar outros temas importantíssimos como o bullying escolar, privilégios, consentimento, acesso facilitado a armas e pressões sociais.

Ani, no final, consegue confrontar seu agressor sexual, mesmo ele estando errado e sendo visto como herói para muitas mulheres. Ela consegue gravar o agressor admitindo que estuprou Ani quando adolescente. Após ter divulgado a gravação, existem pessoas que ainda não enxergam isso, mostrando o privilégio que os homens, brancos, héteros e ricos possuem sobre as mulheres e que podem fazer tudo o que bem entenderem, sem serem repreendidos pelos seus atos.

Os cenários são muito bem-organizados, condizem com a trama e trazem uma sensação de veracidade para as telas. As mudanças de cenas que alternam entre o passado e o presente, também, são muito bem-feitas, de modo que não confunde quem está assistindo. A performance de Mila Kunis no papel de Ani é espetacular, pois ela consegue transmitir muito bem os acontecimento e as emoções que a personagem sofreu durante o filme.

O filme pode ser encontrado na Plataforma de Streaming Netflix. O acesso a essa plataforma custa R$ 18,90 por mês no plano básico, com anúncios. ‘’Uma Garota de Muita Sorte’’ pode ser assistido em qualquer lugar e horário, através de um dispositivo compatível com o acesso a plataforma e disponibilidade de internet no local.

--

--