‘Nossa Bandeira é a Morte’: O amor por entre as risadas

Nova série do HBO Max surpreende o público com sua comédia romântica LGBTQ+

Elisa Soares
Araetá
4 min readMay 17, 2022

--

Por Elisa de Camargo Soares Pires

Nossa Bandeira é a Morte é uma série live-action de 2022, criada por David Jenkins. Situada em 1717, a comédia segue o aristocrata Stede Bonnet (Rhys Darby), que abandona sua família para se tornar um pirata, junto a uma tripulação nada convencional. Em meio a suas fracassadas desventuras, são capturados pelo grande Barba Negra (Taika Waititi) quem, contra todas as probabilidades, se apaixona por Bonnet.

Foto promocional com Stede Bonnet (sentado, esquerda) e Barba Negra (em pé, direita), no topo do navio de Bonnet, o Vingança. Fonte: Divulgação.

Para um espectador desavisado, o romance que começa a florescer vem como uma surpresa após os três primeiros episódios de pura comédia. Mas essa surpresa foi mais do que bem recebida, como indica o site Parrot Analytics, no qual a série se classificou como a mais em demanda por seis semanas seguidas, além de ser o assunto mais comentado na rede social Tumblr durante o primeiro mês de seu lançamento.

Da esquerda para a direita, dois tripulantes do Vingança: Oluwande (Samson Kayo) e Jim (Vico Ortiz), personagem não-binárie. Fonte: Divulgação.

Muito disso está ligado à representatividade da série, que consta não apenas com dois casais entre homens, como também um personagem não-binárie. Porém, a sexualidade e gênero dos personagens não são tópico de conversa, dados como fatos normais de fácil aceitação naquele universo.

Dessa forma, Nossa Bandeira é a Morte se prova totalmente inovadora, com uma história de aventura casual, que foca em investir sua audiência na comédia e no romance, da mesma forma que seriados de fantasia e ficção científica com casais heterossexuais têm feito há anos.

Barba Negra e Stede Bonnet compartilham um momento de conforto na companhia um do outro, em que Bonnet, com suas excentricidades aristocratas, traz chá ao infame pirata. Fonte: Divulgação.

Ainda assim, isso não torna o romance comum, afinal, por mais que ele seja tratado com normalidade pela forma como a história é composta, se trata de dois piratas, um completamente inadequado e o outro o mais famoso e temido do oceano, se apaixonando. É uma dinâmica nova e divertida, que gera muitas interações cômicas em que um apresenta seu mundo ao outro, de formas gradualmente mais românticas.

É a partir desse crescimento gradual que a série trabalha, seja com seu casal principal, casais secundários, ou até personagens não inseridos no romance. Todos recebem sua pequena chance de brilhar ao longo das aventuras de cada um dos 10 episódios, que são construídas perfeitamente para elevar os personagens e seus relacionamentos, investindo a audiência em cada um deles. Pouco a pouco, os personagens vão mudando, e os sentimentos românticos de alguns deles, crescendo, de forma orgânica e bem visível.

Foto promocional da tripulação do Vingança, em mais uma aventura. Fonte: Divulgação
Spanish Jackie (Leslie Jones) ameaça Stede Bonnet de morte, em um confronto causado pela falha na conduta social de Bonnet. Enquanto o escriba do navio, Lucius (Nathan Foad), observa. Fonte: Divulgação.

Embora o aspecto romântico da história tenha uma presença forte, a série ainda assim pode ser aproveitada por aqueles que não procuram uma narrativa amorosa. Pois, a força que a movimenta continua sendo as enrascadas em que os piratas despreparados se colocam. De tentar vender reféns para a marinha espanhola a uma caça o tesouro por laranjas para curar escorbuto, Nossa Bandeira é a Morte cativa também em sua comédia tanto como em seu romance.

Com as temperaturas caindo cada vez mais, se seu coração precisa ser aquecido de alguma forma, Nossa Bandeira é a Morte com certeza saberá fazê-lo. Prepare-se para rir, chorar, e temer, enquanto a tripulação do navio Vingança desventura-se pelo caribe.

Trailer oficial legendado da série.

AVANTE E AHOY!

Onde? No serviço de streaming HBO Max!

Quanto? Assinaturas variam de R$ 14,16 a R$ 27,90 por mês, dependendo do plano escolhido.

Quando? Qualquer dia, hora, e lugar!

Saiba mais! Assista a uma entrevista com o criador e os dois atores principais sobre a concepção de Nossa Bandeira é a Morte. Veja também uma análise profunda da série pela youtuber Rowan Ellis.

Foto promocional da série com alguns dos personagens principais. Fonte: Divulgação.
Selfie da autora, Elisa Soares.

--

--