Nova fotografia | Álbum de Família

Laryssa Manabe
Araetá
Published in
3 min readOct 22, 2017

Laryssa Keiko Manabe

Todo ano, a curadoria do MIS (Museu da Imagem e do Som) elege seis projetos fotográficos para participarem se seu projeto anual Nova Fotografia. Este programa tem por finalidade apresentar projetos de artistas promissores, criando um espaço para sua visibilidade e reconhecimento. O museu disponibiliza seu espaço denominado “Nicho” para essa exposição.

Em sua sexta edição, o programa elegeu o projeto “Álbum de Família”, de Lucas Rafael da Silva, que está em cartaz desde 14 de setembro de 2017.O fotógrafo acompanha a família desde 2015 e retrata o dia a dia de uma família de uma zona rural no interior de São Paulo.

“Não fossem suas lentes e sua inquietude em documentar o que para muito olhos permanece afastado, não haveria registros dessa família. Ninguém ali tem câmera. O único celular existente mal alcança sinal. Assim surge Álbum de família, série de um jovem fotógrafo que, aos 20 anos, apresenta sua primeira individual.” Débora Lopes, jornalista.

Retratos da família. Cada obra aproximadamente 80cmx50cm.
Dona Eufrazina, matriarca da família. Aproximadamente 50cmx80cm.

A família Costa Freitas, retratada no projeto, é composta por 11 pessoas, sendo dona Eufrazina sua matriarca e seu marido Sr. Job. A coleção é composta por dez fotografias, expostas em tamanhos grandes, mostrando as condições em que vivem, o dia a dia e sua realidade sem acesso a internet e televisão.

Como o próprio nome já diz, a exposição é um “Álbum de Família”, as fotos da família mostram sua simplicidade e realidade. Colocando somente os retratos individuais com cores, ele representa a veracidade do momento e da imagem; enquanto as fotos em preto e branco buscam passar uma sensação atemporal a foto, para registrar um momento e dar mais enfoque ao movimento e aos detalhes.

Família Costa Freitas. Aproximadamente 80cmx50cm.

Apesar do espaço ser pequeno, contém somente 10 obras, e não ser muito reconhecido, é muito respeitável que museus e galerias elaborem projetos assim, para artistas em ascensão. Lucas Rafael consegue, em seu projeto, trazer a sensação de nostalgia e empatia pela família retratada, com um toque de vivacidade aos espectadores. Saímos de lá não só com a vontade de saber mais sobre o artista e suas inspirações, mas também sobre qual será o próximo jovem artista que o projeto irá ofertar ao público.

Eu com algumas fotografias. Cada obra aproximadamente 80cmx50cm.

Serviços da Exposição:

Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS)| Avenida Europa, 158| Jardim Europa| São Paulo, SP

Quanto: Gratuito

Quando: Terça a sábado das 10h as 21h | Domingos e feriados das 9h as 19h

Até quando: 29/10/2017

Links relacionados:

--

--