O amor não é uma coisa só

‘Love Hurts’, o desfile da nova coleção da Another Place, conta uma história de amor sem final feliz

Ricardo Narche
Araetá
4 min readDec 7, 2022

--

Por Ricardo Narche

A 54ª edição do São Paulo Fashion Week aconteceu entre os dias 16 a 20 de novembro e trouxe desfiles incríveis em seu line-up, que apresentaram ao público muito mais do que apenas peças de roupa.

No dia 17, a Another Place, comandada por Rafael Nascimento, fez sua apresentação para apresentar a nova coleção “Love Hurts”. A marca, que ficou conhecida por apresentar roupas sem gênero de maneira ousada, está recebendo cada vez mais atenção, principalmente da Geração Z.

Olhando para o amor em diversos sentidos, o diretor criativo decidiu explorar não apenas o amor romântico, e sim, todas as diferentes fases desse sentimento, que variam entre boas e ruins. Usando elementos audiovisuais e físicos, a marca construiu uma atmosfera perfeita para encaixar todos esses conceitos e usou principalmente a maquiagem, o vídeo de fundo e a ordem das peças do desfile para essa construção.

O show começa então mostrando aquela paixão inicial, o começo do amor. A beleza dos modelos dessa primeira etapa é mais leve, corada. As roupas são predominantemente brilhantes, com cores mais vivas, e o vídeo que passa pelos telões mostra um casal se conhecendo em uma festa, com um clima de mistério e muito flerte.

Estampas, brilhos e cores dão vida ao primeiro ato do amor, ainda mais misterioso, alegre e confiante. ㅤFotos: Marcelo Soubhia

Na segunda etapa, o clima é mais vibrante e intenso, mostrando o casal da obra audiovisual se conhecendo melhor no quarto, com um ar bem mais sexy e carnal, e menos sentimental. A beleza acompanha essa transição, que agora mostrava uma vermelhidão e suor de “cansaço” com um blush bem marcado para representar o momento sexual da dupla.

As roupas também não deixam de acompanhar e aparecem muito mais decotadas e cheias de fendas, traços que já são característicos da marca.

Fotos: Carlos Salles

Por fim, na última fase do amor, a atmosfera é tomada pelo término, que traz solidão e introspecção. As peças carregam o aspecto “destroyed”, além do uso de materiais como o couro velho, que nos dizem sobre a passagem do tempo de um relacionamento, literalmente, um amor “envelhecido”.

Nessa última etapa, o que mais chamou atenção da mídia e repercutiu em vários canais foi a maquiagem. A beleza, assinada por Bianca Moura foi mostrada nesse último ato com a presença do vermelho, do prata, do preto e das lágrimas. A maquiagem borrada revela principalmente o sofrimento e choro que toma conta do fim desse amor.

Fotos: Carlos Salles

Concluindo, a label trouxe elementos que já conhecidos como jaquetas oversized, assimetrias e transparências, mas também trouxe elementos novos para somar a coleção, como as lingeries, que antes eram mais esportivas e nessa coleção foram mais sexy e românticas. Mas tudo isso sem perder um dos pilares da marca, que é fazer roupas para todo mundo, independente do gênero, orientação sexual e tamanho.

Foto: Marcelo Soubhia

Depois das coleções passadas serem mais urbanas e futuristas, essa chega para mudar tudo e trazer uma visão mais humanizada e ao mesmo tempo carnal.

Confira o desfile abaixo:

Saiba mais

Este ano, o São Paulo Fashion Week aconteceu entre os dias 16 e 20 de novembro no Komplexo Tempo, das 14h às 21h30.

O SPFW acontece todo ano nos meses de junho e novembro, mas ainda não foram divulgadas as datas da próxima edição.

Os ingressos variam entre R$50 e R$1400

Eu :)

--

--