Do antigo ao cotidiano: “lo-fi hip hop — brazil songs playlist”, a baixa fidelidade de qualidade.

por Tiago Pupo Nogueira Varella Bruna

Tiago Varella
Araetá
3 min readMay 30, 2020

--

Vídeo “lofi hip hop — brazil songs playlist”.

A obra “lofi hip hop — brazil songs playlist” é um vídeo de aproximadamente uma hora postado no Youtube. Consiste em uma compilação de reinterpretações de músicas brasileiras no estilo Lo-fi, feitas por diversos artistas. Resumidamente, são remixagens de musicas brasileiras famosas.

O Lo-Fi:

Esse estilo musical que começou a ganhar notoriedade nos anos 90, tem como características principais a utilização de técnicas de gravação mais precárias e de elementos que normalmente são indesejáveis em uma produção musical de alta qualidade, como interferências e sons do cotidiano.

O Lo-fi não busca trazer experiências complexas, mas sim um sentimento de de simplicidade e conforto. Eu pessoalmente gosto de consumir esse estilo de música em momentos que quero relaxar, esvaziar a mente da multidão de ideias.

Por que essa escolha?

desenho que representa o ambiente lo-fi: https://data.whicdn.com/images/330866607/original.jpg

No caso da obra, essas características são aplicadas em músicas de sucesso difundidas na cultura brasileira, como composições feitas por Arlindo Cruz, Tom Jobim, Tim Maia, Vinicius de Moraes, Raça Negra, entre outros. Canções renomadas que, em minha mente, sempre foram “da época dos meus pais”. Essa rotulação muitas vezes gerou a aversão e a não apreciação de minha parte. Uma atitude boba que inconscientemente perdurou por bastante tempo, porém recentemente me deparei com esse vídeo em meu feed do Youtube e resolvi abrir, por conta de meu interesse prévio no estilo musical do Lo-fi.

Foi quando comecei a escutar àquelas músicas, que de certa forma eram familiares e excêntricas ao mesmo tempo, que criei um outro olhar para essa parte da cultura brasileira. Apesar de não ser tão próximo ao original, com essa playlist pude aprender a tomar proveito de obras que antes eu renegava, além de ficar com curiosidade de ir atrás e aproveitar suas matrizes também.

O formato do Lo-fi me permitiu olhar essa arte nacional de outra perspectiva. Aproxima o antigo ao cotidiano, um túnel atemporal, uma porta de reentrada.

Retrato de uma jovem brasileira no “estilo lo-fi”, https://twitter.com/LeticiaEfing/status/1222202662457958405

É possível acessar pelo Youtube sem nenhum custo e a qualquer momento por esse link:

Vídeo “lofi hip hop — brazil songs playlist”.

Mais reflexões sobre o consumo do Lo-fi:

eu tomando café

--

--