O botão é a janela da alma
‘Coraline e o Mundo Secreto’
O filme de fantasia “Coraline e o Mundo Secreto”, estreou no cinema no ano de 2009, inspirado na obra de mesmo nome do autor Neil Gaiman. A trama gira em torno de uma menina chamada Coraline que está insatisfeita com sua vida, pois se muda para uma casa distante e desinteressante. A jovem além disso tem que lidar com uma infância solitária, sem amigos e com pais sempre muito ocupados com o trabalho.
O descontentamento torna-se inquietação e Coraline passa a explorar a nova casa e seus novos e peculiares vizinhos, as idosas Srta Spink e Sra Forcible, agradáveis leitoras de borra de chá e apaixonadas por cães, e o enigmático circense Sr. Bobinsky, companheiro de dezenas de ratos. As cenas dos vizinhos prendem a atenção, criando uma atmosfera tensa e inusitada para o filme.
A partir daí, a magia começa a acontecer, Coraline toma contato com uma chave que, com o auxílio dos ratos, leva a menina para outro mundo.
Trata-se de um portal encontrado na sala da nova casa de Coraline, onde seu final dá lugar a um novo mundo, um sonho para a jovem. Coraline, então se espanta, era um local totalmente igual porém com outros personagens e magia, era a atenção que a protagonista sempre desejou.
O filme retrata com bastante cor e detalhes como a menina se envolve emocionalmente nesse novo mundo, até que é instigada por seus novos pais a trocar seus olhos por botões, já que todos naquele mundo eram assim. Coraline se assusta e começa a descobrir que era um mundo de ilusões, a vilã Beldram tinha projetado essa fantasia para deixá-la refém.
Para chantagear Coraline, Beldram mostra que capturou seus pais verdadeiros e pretende matá-los. A menina então, muito esperta, entende que a vilã gostava de desafios e propõe uma brincadeira: ela teria um certo tempo para achar as almas de pobres crianças, presas sem alma em um local pela vilã, em uma espécie de caça ao tesouro. Se Coraline ganhasse, se livraria desse mundo. Do contrário, a mulher teria Coraline refém para sempre.
A trama dá lugar a uma corrida no tempo para que Coraline conseguisse completar a missão, tendo que procurar nos mais diversos lugares do mundo inventado para concluir com êxito a tarefa de encontrar as almas encapsuladas em pequenas bolas que brilham.
O interessante é que um dos personagens mais enigmáticos do filme, o gato preto, é o único que consegue transitar pelos dois mundos, passando sempre mensagens subliminares à menina. Ainda, outro ponto instigante, é que conforme o tempo passava, o mundo de mentira ia se desfazendo, como lego.
Ao final, Coraline batalha com a vilã e com muita bravura e sabedoria escapa da vida infinita com os olhos de botões. A jovem então começa a ser muito mais grata pela vida que tem, apreciando os bons momentos ao lado daqueles que a amam, ou não. O filme deixa brechas para várias interpretações, colocando o espectador para pensar.
O que mais me encanta no filme, além da atmosfera pautada, primeiramente, em um mundo sem graça e cinzento, e depois em um mundo colorido, atrativo, inovador, são as mensagens filosóficas e subliminares deixadas. E se o desejo de cada pessoa se tornasse realidade, haveria genuina felicidade? O que é ilusão? O que é realmente bom de verdade?
A coexistência de várias vidas semelhantes, como é o caso do mundo de Coraline e o Outro Mundo, com as cópias das pessoas, me faz crer que existem muitas brechas para a interpretação de multiversos que influenciam diretamente nos sentimentos. Coraline realmente voltou para sua vida com pais de verdade? Ou foi seduzida pelas vontades e ficou eternamente naquele sonho?
“Coraline e o Mundo Secreto” ensina muito sobre fantasia e ambição, demonstrando de forma surpreendente como a mente humana pode mudar a realidade em que vive. A obra é digna de ser vista diversas vezes, pois em cada vez, pode ser tirado dali um aprendizado.
Afirmo que a narrativa tem um tom e cor só dela, característico, que fixa o espectador e o faz refletir sobre diversos assuntos cruciais da vida humana. Apesar de ser uma animação, possui conteúdo profundo e ensina muito para quem está disposto a mudar sua perspectiva de análise.
Minha cena favorita, a fim de finalizar a análise, é a de Coraline sendo instigada a trocar seus olhos por botões, seus dois Outros Pais sentados à mesa, falando diversos benefícios de se ter um botão e a menina inquieta, com a mente borbulhando.
Imagens
Onde encontrar
Claro NOW e Google Play.
Quanto
Na Claro os preços variam de R$3,90 e vão até R$9,90 a depender se houver promoções. No Google Play o filme custa USS 2,99.
Quando
Após o aluguel, o filme fica disponível para assistir por 48hrs (Claro NOW) O usuário pode manter o filme por até 30 dias, depois que abrir pela primeira vez terá dois dias para assistir (Google Play).