O CORPO EM OBRAS

Por Guilherme Octavio Wohnrath Pavan

GUIL PAVAN
Araetá
3 min readFeb 26, 2018

--

A exposição Tunga: O corpo em obras está em exibição no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, ou, como conhecido por todos, o MASP. Tendo foco no corpo humano em todo seu erotismo e sensualidade. com mais de 40 telas e mais de 18 esculturas do artista.

Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, conhecido como Tunga, nasceu em Palmares no dia 8 de fevereiro de 1952 e veio a falecer no dia 6 de junho de 2016 na cidade de Rio de Janeiro. Ficou famoso por seus trabalhos de escultura e desenho, tendo uma de suas obras expostas no museu do Louvre em Paris.

Com uma exposição inteira sobre o corpo humano, Tunga busca discutir erotismo e sensualidade com quem se depara com sua arte, com seus trabalhos se tratando da forma, características e partes do corpo.

Me chamou a atenção a forma que o artista representa os dedos em suas obras, pois eles são de suma importância em relação sexual. E quando vem erotismo em mente, os dedos é uma das últimas coisas pensadas sobre a sensualidade de seu parceiro.

Achei interessante também as esculturas que o artista usa para dialogar sobre cabelo, porque querendo ou não o cabelo tem destaque na forma de uma mulher e sua feminilidade. Com esculturas que se estendem pela exposição, longas mechas de cabelo sendo penteadas ou trançadas, falando sobre a essência feminina.

Me surpreendi muito com essa exposição pelo fato de que ela não tem um foco em agradar quem a visita com o tema erótico, ele busca discutir o tema com a sensualidade do corpo posto à prova, de forma que pode até chegar a incomodar as pessoas.

Escalpes, Pentes e Troféus
Sem titulo.
Sem titulo
Vê-nus
Foto da galeria.
Autor do Post GUIL PAVAN

Guilherme Octavio Wohnrath Pavan

Onde: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

Quanto: 35,00 Reais a inteira (Terças-feiras entrada livre)

Quando: 22.02.2018

Até dia: 11.03.2018

Links: https://masp.org.br

--

--