O Espelho de Cor

Mariana cordeiro
Araetá
Published in
3 min readDec 4, 2017

Mariana Cordeiro — 41620714

Cachoeira vista de baixo, Adobe Falls.

Adobe Falls é uma das únicas cachoeiras não sazonais em San Diego. Alvarado Creek tira água da grande parte de Del Cerro, San Carlos, Fletcher Hills, Grossmont e algumas das áreas montanhosas ao sul do corredor da I-8 de Grossmont oeste até Fairmount Ave.

A Universidade Estadual de San Diego é proprietária da terra e atualmente é vista pelos moradores próximos e policiais como sendo uma área de vandalismo.

No entanto, há algo artístico sobre os desenhos extravagantes espalhados pela Adobe Falls. Os grafites carregam uma história diferente. Quem conhece o local conta que os primeiros a demarcarem a área com tinta spray foram os próprios estudantes da universidade que descobriram a cachoeira há cerca de 8 a 10 anos atrás, com isso, quando se encontravam no local, cada grupo de pessoas passou a selecionar sua zona e demarcar a mesma com nomes, frases e desenhos.

Caminho por onde a água corre até o esgoto de San Diego.

Para chegar ao local não basta saber sua localização no mapa. São dois os caminhos possíveis, o primeiro, mais longo e por baixo da cachoeira é menos perigoso, porém, é necessário passar por túneis por onde o esgoto da cidade atravessa. Todavia, os grafites começaram a aparecer mais rapidamente e já tomam conta do espaço e do caminho que é percorrido.

Parede rochosa, caminho para chegar a cachoeira por cima.

O segundo caminho possível é feito por cima da cachoeira, um local mais perigoso, para descer é necessário caminhar com calma por uma costa íngreme e cheia de rochas. Quando chove esse caminho fica inviável, além disso, o início fica próximo a uma propriedade de casas residenciais.

Os artistas que deixaram sua marca no local são diversos, de todos os lugares do mundo, com segmentações variadas, além de estilos e desenvolvimento artístico próprio. É difícil ter acesso as obras que possuem uma identificação, muitas delas não possuem assinatura, contudo o boca-a-boca acabar proporcionando o reconhecimento de algumas.

Um dos artistas mais comentados do local se chama Retna, um artista nascido em LA, conhecido por suas letras especiais em um alfabeto de sua própria invenção, baseado em grafite chicano e as tradições de caligrafia de civilizações antigas, como os egípcios e maias. Ele pintou paredes em Miami desde 2006 e se junto a Wynwood Walls em 2011 com um mural de letras brancas em um fundo vermelho.

arte de rua do artista Retna.

O local sofre com todas as irregularidades que são detectadas por policiais e moradores, latas de tinta descartadas no Adobe Falls, lixo, além do grafite que é visto como um ato de rebeldia, desencadeiam reuniões municipais e multas. Entretanto, a resistência daqueles que lutam para o reconhecimento artístico da arte de rua mantém o local ainda vivo.

foto no local.

Minhas várias visitas ao local só me propuseram vivenciar uma experiência diferente de todas as quais vivi. A arte que foi feita em cada espaço carrega um sentido para alguém, uma pessoa que eu talvez nunca conheça, mas uma parte de sua história estava ali, e de alguma forma se tornou parte da minha vida.

A cachoeira é uma obra de arte criada pela natureza em conjunto com os desenhos grafitados ganham um formato diferente, uma obra única. Eu já havia visitado diversos formatos de exposição de arte, mas nada tão real, nada tão fora dos padrões e que realmente expressasse um sentimento profundo.

--

--