O Fantasma da Ópera

Por Maria Clara Bastos

maria
Araetá
2 min readMay 20, 2019

--

O Fantasma da Ópera, produção brasileira, 2018

O Fantasma da Ópera é um dos musicais mais famosos do mundo, com mais de três décadas de existência, ele continua em cartaz desde sua estreia em Londres, no ano de 1986. Atualmente é o espetáculo com mais tempo de exibição na Broadway e se considera uma das produções mais rentáveis em seu meio, além de possuir diversos prêmios, como o Laurence Olivier Award e o Tony Award. Sua produção para o teatro foi desenvolvida e co-escrita por Andrew Lloyd Webber, com seu enredo baseado em um romance francês de Gaston Leroux, publicado pela primeira vez em 1910. Já adaptada para 15 idiomas em 35 países, a produção retorna ao Brasil após treze anos, e está em cartaz desde 2018, com sua temporada foi estendida para 2019.

Ainda que seja considerado um musical tradicional, e muitas vezes antiquado, por não mudar elementos de sua produção ao longo dos anos, a produção brasileira, com direção de Harold Prince é encantadora. Cheia de pirotecnias, o lustre “cai” sobre a plateia em um movimento suave, mas impactante, e o cenário de uma ópera parisiense do século XX é belíssimo, assim como os figurinos, que em cenas como a do carnaval, enchem os olhos do público. Acompanhada de uma orquestra ao vivo, as músicas adaptadas para o português por Claudio Botelho e as coreografias bem ensaiadas enchem o palco e alimentam a qualidade da obra.

O Fantasma da Ópera, produção brasileira, 2018

O trio principal também faz um trabalho esplêndido, principalmente no canto. Na trama do século XX, vários atores de uma famosa ópera em Paris são atormentados pela história do fantasma que assombra o local. A jovem soprano Christine Daaé (Lina Mendes), no entanto, está em conflito entre dois romances, de seu mestre musical, o próprio e temido fantasma da ópera (Thiago Arancam), que desenvolve uma obsessão quase doentia pela garota e do apaixonado aristocrata Raoul, que tenta protege-la da assombração. O enredo se desenvolve principalmente em volta da trama dos três, e aos poucos desmonta os mistérios que por tantos anos assombraram a ópera.

O Fantasma da Ópera, produção brasileira, 2018

Onde: São Paulo,

Teatro Renault

De Quarta à domingo, 21h — até 30 de junho de 2019

Quanto R$60-R$ 280

Ingressos Online

--

--